Campanha ‘Tirar a Lei do Papel’ vai para sua terceira edição Organização brasileira, fundada em 2008, reflete sobre desafios para a aplicação da Lei 10.639/03

Em 2020, a Lei Federal 10.639/03 completou 17 anos em vigor. Tempo teoricamente suficiente para firmarmos consideráveis avanços no ensino da história e cultura africana e afrobrasileira no Brasil. No entanto, a realidade é outra e os docentes de todo país ainda enfrentam dificuldades para pôr a lei em prática. Por esse motivo, a Afroeducação – organização fundada há 12 anos, no país, vai para a terceira edição da campanha ‘Tirar a Lei do Papel’, que tem por objetivo incentivar professores e professoras a driblar os desafios para a aplicação da lei, além de tornar o assunto mais conhecido todo o território nacional. Trata-se de uma convocatória à sociedade para refletir sobre essas questões e agir para #tiraraleidopapel!

Este ano, a campanha traz um novo formato, por meio de um vídeo dramatúrgico que recria uma reunião de professores, em modo virtual, como o isolamento social indica. Serão apresentados no vídeo uma série contextos reais vividos pelos e pelas docentes em suas experiências profissionais, como preconceitos e restrições para a inclusão do referente conteúdo nos Planos Político-Pedagógicos (PPP). Ao desmistificar esse ambiente e sua dura realidade, a campanha pretende gerar uma aproximação ainda maior com educadores e educadoras, de maneira a sensibilizá-los(as) e estimulá-los(as) a seguirem firmes no objetivo de #tiraraleidopapel. O vídeo da campanha será lançado no dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra. No entanto, a Afroeducação atua em prol da aplicação desta legislação, durante todos os dias do ano, tal qual a demanda imposta pela lei. Afinal, a discussão racial crítica tem que estar posta a todo momento.

Saiba mais sobre a Lei e o histórico da AfroeducAÇÃO

Aprovada em 2003, a Lei 10.639/03 foi encarada como um grande ganho na esfera educacional, ao se apresentar como uma poderosa ferramenta no esforço de minimizar a dívida histórica-social que o Brasil tem com suas matrizes africanas e afrodescendentes. A base é ótima: incluir no currículo oficial da Rede de Ensino (pública e particular, nos ensinos fundamental e médio) a obrigatoriedade das temáticas de História e Cultura Africana e Afrobrasileira. E seu detalhamento é ainda mais progressista, prevendo que fosse transmitido o conhecimento sobre a luta histórica da população negra no Brasil e sua importância na formação da sociedade nacional nas áreas social, econômica e política.

A manutenção da obrigatoriedade do cumprimento de suas determinações só foi possível, pois a Lei foi criada gerando direta alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, mais especificamente no artigo 26-A da LDB. Nesse sentido, uma esperança de melhor cenário às(aos) educadoras(es) surge a partir de iniciativas, como a da AfroeducAÇÃO, que há 12 anos atua na interface da educomunicação no esforço de capacitar educadoras e educadores para a aplicação da lei 10.639/03.

Desde 2008, esta empresa social (sem fins lucrativos ou ligação com qualquer organização de financiamento político, partidário ou empresarial) realiza uma série de atividades educativas e culturais que proporcionam uma visão alternativa das vias de aplicação pedagógica desse conteúdo. É o caso, por exemplo, da sessão “AfroeducAÇÃO no Cinema” que realiza, desde 2011, em parceria com o Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca e o Clube do Professor. Nessa atividade, as(os) professoras(es) assistem a diversos filmes de realizadoras(es) negras(os) brasileiras(os), e tem contato com obras e informações que podem ser aplicadas como material didático.

Junte-se a nós e compartilhe esta campanha em seus espaços de comunicação!

Contatos para atendimento à imprensa:

Gabriela Imelk
21 96413-6027 (Whatsapp)
[email protected]

Paola Prandini
11 99999-0602 (Whatsapp)
[email protected]

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

MEC cria ‘Enem’ para professores

Primeira prova deverá ser realizada em 2011. Participação de...

Núcleo da UNEB oferece curso sobre história e culturas africanas e afro-brasileira

O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em...

Estudantes negros são menos de 10% nas universidades federais

Em 2003, pesquisa mostrava que taxa não chegava a...

para lembrar

Estudantes têm tempo. Por que não estudam?

“Estar sendo é uma condição para ser”. Desta forma...

No Brasil, 18% dos jovens entre 16 e 17 anos já estavam sem estudar em 2019

A educação brasileira ainda deve sofrer fortes impactos negativos...

O muro permanece alto para mulheres negras

Em 2012, Paloma Calado tinha 17 anos e decidiu...
spot_imgspot_img

Estudantes podem consultar Pé-de-Meia a partir de quarta-feira

O estudante do ensino médio matriculado na rede pública poderá consultar, a partir da próxima quarta-feira (20), se está contemplado pelo Programa Pé-de-Meia do...

Entidades promovem encontro de afrocientistas em Brasília

Entidades promoveram neste fim de semana o 1° Encontro Nacional Afrocientista. O evento foi realizado na Universidade de Brasília (UnB) e reuniu cerca de...

Enegrecer a docência universitária

Um educador em um sistema de opressão é revolucionário ou opressor.   ‒ Lerone Bennett Jr. Peço licença para iniciar este texto com um dado bastante obsceno:...
-+=