Cardápio de brinquedos e brincadeiras: diversão para as crianças durante a quarentena

Enviado por / Fonteno Primeira Infância

Artigo produzido por Redação de Geledés

Com a quarentena imposta pela pandemia de COVID-19, provocada pelo coronavírus, muitas mães e pais se deparam com o desafio de ter as crianças 24 horas por dia em casa. Como ocupar esse tempo com atividades que incentivem a criatividade e que criem um ambiente leve e afetuoso? A Plan International Brasil acredita que esse período pode aproximar as famílias por meio de brincadeiras e leituras.

Por isso, divulgaram o Cardápio de Brinquedos e Brincadeiras, desenvolvido em parceria com a NIVEA como parte do projeto Famílias que Cuidam. Você pode fazer aqui o download gratuito desse material que tem brincadeiras adequadas para as crianças de 0 a 6 anos.

No cardápio, você encontra o passo a passo para a construção de brinquedos e aprende como o adulto pode apoiar nos cuidados com o ambiente, na seleção dos materiais para brincar e na construção de brinquedos junto com a criança ou para a criança. Além de incentivar a ludicidade, o material fortalece o vínculo entre adultos e crianças.

O Cardápio de Brinquedos e Brincadeiras tem como objetivo orientar pais, mães, cuidadores, cuidadoras, professores, professoras, agentes comunitários de saúde e gestores da rede intersetorial da Primeira Infância na organização de um ambiente lúdico, no uso de brinquedos, materiais e brincadeiras pensadas para crianças de até 6 anos.

Leia mais aqui sobre como lidar com as crianças nesta quarentena:

Guia Tempojunto Covid-19: brincadeiras e atividades para os filhos em tempo de Coronavírus

O que vamos dizer às crianças sobre o coronavírus?

As crianças, o coronavírus e a quarentena

O que fazer com as crianças em casa

Crianças em quarentena e agora?

Cardápio de brinquedos e brincadeiras: diversão para as crianças durante a quarentena

Coronavírus: O que fazer com as crianças durante a quarentena

Coronavírus: Como proteger as crianças?

Xô, coronavírus: dicas e atividades para a quarentena

+ sobre o tema

“Eu faço roupa ativista” Isaac Silva

Uma onda de axé tomou conta do primeiro desfile...

“O Brasil é um modo de violência racista” diz Luiz Eduardo Soares

Luiz Eduardo Soares é escritor, dramaturgo, antropólogo, cientista político...

para lembrar

“A raiz do machismo não se encontra isolada no mundo das artes; é um problema político e social que precisa seguir mudando.”

A escultora e artista gráfica francesa Camille Claudel (1864-1943), companheira do artista francês August Rodin, a romancista e poetisa americana Zelda Sayre (1900-1948), esposa...

Ruth Gilmore discute encarceramento em conversa com Sueli Carneiro

O auditório da sede de Geledés-Instituto da Mulher Negra, em São Paulo, estava lotado na quinta-feira, 17, para ouvir a conversa entre Ruth Wilson...

“A intolerância pode se tornar nos próximos anos um inimigo comum” , diz Jacques d’Adesky

A intolerância pode se tornar nos próximos anos um inimigo comum. O mais novo livro de Jacques d’Adesky, Percursos para o Reconhecimento – Igualdade e...
-+=