Casamentos homoafetivos quadriplicam em 10 anos no Brasil

Enviado por / FonteG1, por Bruna Yamaguti

Em média, são 7,6 mil celebrações por ano; 56% envolvem mulheres e 44% homens. No DF, registros cresceram sete vezes desde 2013, quando CNJ garantiu que pessoas do mesmo sexo podem se casar no civil.

Os registros de casamentos homoafetivos no Brasil cresceram quatro vezes desde 2013, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) regulamentou a união entre pessoas do mesmo sexo (relembre mais abaixo). Em média, são realizadas 7,6 mil celebrações por ano no país.

  • 56% são entre mulheres
  • 44% entre homens

Os números são de um levantamento feito pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). No Distrito Federal, os registros de casamentos homoafetivos cresceram sete vezes desde 2013.

Até abril de 2023, houve 2.369 uniões homoafetivas em Brasília. Há 10 anos, haviam sido registradas 83 celebrações na capital federal (veja gráfico abaixo).

Casamentos homoafetivos no Distrito Federal

Números no Brasil

No Brasil, em 10 anos os cartórios contabilizaram 76.430 casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Em 2013, primeiro ano de vigência da autorização nacional, foram 3.700 celebrações (veja a evolução ao longo dos anos abaixo).

Casamentos homoafetivos no Brasil 

Mulheres lideram

Ainda segundo a Arpen, os casamentos entre duas mulheres representam 56% do total de uniões homoafetivas no Brasil. Desde 2013, foram 42.872 celebrações deste tipo em cartório. No ano passado, foram 6.793 cerimônias, um aumento de 21% em relação a 2021.

Já os matrimônios entre casais masculinos representam 44% do total, tendo sido realizadas 33.558 celebrações deste tipo em cartório, em 10 anos. No ano passado, foram 6.194 cerimônias, um aumento de 72% em relação ao ano anterior.

Regulamentação

Em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) criou jurisprudência para o reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar. No entanto, havia brechas para que pedidos de união estável continuassem a ser recusados, por não haver regulamentação específica.

Em 14 de maio de 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou a Resolução 175, que passou a garantir aos casais homoafetivos o direito de se casarem no civil. Com a resolução, tabeliães e juízes ficaram proibidos de se recusarem a registrar a união.

Desde então, os direitos civis dos casais LGBTI+ foram ampliados em âmbito nacional e distrital. Em 2019, o plenário do STF decidiu, por unanimidade, que a Lei 6.160 do Distrito Federal, que estabelece políticas públicas para famílias, não pode excluir a união homoafetiva como entidade familiar.

+ sobre o tema

Por que a autora feminista Chimamanda Ngozi Adichie está sendo chamada de transfóbica

Chimamanda Ngozi Adichie foi alvo de comentários nas redes...

Estudo diz que muitos homofóbicos são homossexuais enrustidos

O Departamento de Psicologia da Universidade da Georgia (EUA)...

Di Jejê lança curso inédito sobre a mulher negra e a homossexualidade

Di Jejê lança curso inédito sobre a mulher negra...

As diásporas da b¡cha preta

A descoberta da sexualidade pelos homens negros, e aqui...

para lembrar

Centenas de milhares protestam contra casamento gay em Paris

Centenas de milhares de manifestantes saíram às ruas de...

Da prisão ao casamento: as relações homoafetivas em nove países das Américas.

Recém-aprovado no Equador, casamento entre pessoas do mesmo sexo...

É preciso distinguir decisão que a gente não gosta de decisão ativista, diz Barroso

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, disse nesta...

Nova Zelândia torna-se o 13º país a legalizar o casamento gay

As uniões civis entre homossexuais já eram autorizadas desde...
spot_imgspot_img

É preciso distinguir decisão que a gente não gosta de decisão ativista, diz Barroso

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, disse nesta segunda-feira (6) que "é preciso distinguir decisão de que a gente não gosta de decisão...

Comissão da Câmara aprova projeto para proibir casamento entre pessoas do mesmo sexo

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara aprovou, por 12 votos a 5, nesta terça-feira (10) um projeto que...

Justiça da Coreia do Sul reconhece direitos de casal gay pela 1ª vez

O Tribunal Superior de Seul concedeu direito a cobertura conjugal no sistema de público de saúde local a um casal homoafetivo, em ação que...
-+=