Casarões históricos escondem violência contra homossexuais

Modelo subjetivo de seleção em repúblicas federais e cultura machista acentuam o problema

Por: Luciene Câmara

Ouro Preto, na região Central de Minas, é uma cidade que valoriza a tradição de seus casarões históricos e das repúblicas estudantis, criadas para acolher alunos das antigas faculdades de engenharia. Hoje, mesmo com uma diversidade de público e de cursos, muito do passado se mantém, como o modelo de gestão das residências federais, onde critérios subjetivos se sobrepõem ao socioeconômico na escolha de quem vai ocupar uma vaga, que é gratuita. Esse cenário favorece uma cultura homofóbica e exclusivista, fazendo multiplicarem os casos de humilhação e violência.

A reportagem foi até a cidade e ouviu depoimentos de quatro ex-alunos que dizem ter convivido com a homofobia. A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) admite que esse tipo de situação deve ocorrer, assim como em outras universidades. Porém, professores e estudantes argumentam que a cultura machista e de exaltação daqueles no comando das repúblicas é muito forte no município, o que, aliado ao sistema de seleção das repúblicas federais, produz uma exclusão social mais intensa.

Marcelo Rocco, que é professor da Universidade Federal de São João del Rei e ex-aluno da Ufop, afirma que a cultura da homofobia e dos estupros em repúblicas – mostrados por O TEMPO na última semana – está arraigada na cidade. Rocco cursou artes cênicas entre 2002 e 2006 e conta que, já no dia de matrícula, os moradores das repúblicas passaram de fila em fila selecionando quem iria “batalhar” por uma vaga nas casas. “Eles só aceitavam quem era da engenharia. Quando ouviam que o estudante era de teatro, diziam apenas ‘obrigado’ e ‘saiam”, relatou.

Em 2005, Rocco passou por outra situação humilhante, dessa vez em um restaurante universitário. Ao pedir para trocar a carne de seu prato porque havia muita gordura, ele disse que o estudante, que ganhava bolsa para trabalhar no local, respondeu: “Sai fora, seu veado”. “Fiquei tão nervoso que parti para cima dele. Depois, tive medo de ser perseguido”.

O professor de arquitetura e urbanismo da Ufop Maurício Leonard relata que já ouviu vários desabafos de alunos. “Temos jovens vindos do interior, muito carentes, que sofrem discriminação por sua condição social e também por se assumirem homossexuais. Eles vão se abrigar nas repúblicas e são discriminados. Claro que não tem homofobia só aqui, mas Ouro Preto tem traços muito tradicionais. E é pior dentro da universidade e das repúblicas federais por serem espaços de promoção da democracia e dos direitos humanos”.

Fonte: O Tempo

+ sobre o tema

Homofobia na UFCA e o ódio o feminino – Por Jarid Arraes

Discursos de ódio e casos de racismo, homofobia e...

Filha de Raúl Castro lidera conga anti-homofobia em Havana

Fantasiados de havaianas e abraçados em bandeiras com as...

Pastor que fazia ‘cura gay’ é preso por abuso sexual de dois homens

Reverendo Ryan J. Muehlhauser pode pegar até dez anos...

Homofobia e violência no Sukiya

Jovem foi intimidado e agredido por garçom do restaurante...

para lembrar

Duas em cada dez empresas se recusam a contratar homossexuais no Brasil

Companhias rejeitam candidatos gays por temer que sua imagem...

Papa Francisco pede nova atitude da Igreja com os filhos de homossexuais

Roma - O papa Francisco pediu à Igreja católica para...

Homossexuais utilizam redes sociais contra o preconceito

Quando foi agredida pelo segurança de uma boate por...

Só eu canto a dor que é minha

Um relato emocionado de uma leitora aos Jornalistas Livres...
spot_imgspot_img

Angola: Comunidade LGBT+ em Malanje vive ameaçada

Na província angolana de Malanje, a comunidade LGBTQ+ vive o drama quotidiano da não aceitação. Grupos conservadores chegam ao ponto de exigir castigos severos...

Em decisão histórica, STF derruba restrição de doação de sangue por homossexuais

O designer gráfico M.S., de 26 anos, sempre mentiu ao doar sangue. Homossexual, ele é oficialmente proibido pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), por...

Estudo diz que muitos homofóbicos são homossexuais enrustidos

O Departamento de Psicologia da Universidade da Georgia (EUA) concluiu que 'homofóbicos são gays enrustidos'; os pesquisadores recrutaram homens, declaradamente heterossexuais; eles enfrentaram uma...
-+=