Comunidade quilombola do Amapá recebe certificação

 

A comunidade remanescente de quilombolas Kalumbu do Patuazinho, localizada no município de Oiapoque (AP), foi reconhecida formalmente, com a entrega de documento, pelo governador do Amapá, Pedro Paulo Dias de Carvalho, à população local. As informações são do Diário do Amapá.

Segundo o jornal, a solenidade contou com as presenças da equipe de governo, de representantes da bancada estadual e federal e do Secretário Extraordinário de Políticas para Afrodescendentes, Manoel Azevedo.

O decreto da certificação quilombola, assinado pela Fundação Cultural Palmares, foi recebido pela moradora mais antiga da comunidade, Maria Assunção.

O secretário extraordinário de Políticas para Afrodescendentes falou sobre a importância do título de comunidade quilombola, que garante a posse das terras aos moradores da área. “Esta conquista só se compara a demarcação das terras indígenas”, disse durante a solenidade.

Na ocasião, o governador anunciou a construção de uma escola na área do Kalumbu do Patuazinho, para atender mais de 150 crianças da comunidade. A escola dará oportunidade de emprego a professores locais.

 

 

Fonte: Correianeto

-+=
Sair da versão mobile