Conferência de Mónaco debate apoios para países africanos

 

A informação foi prestada pelo presidente do Comité Paralímpico Africano (CPA), Leonel da Rocha Pinto, que participa no evento em representação do continente africano.

Luanda – Membros de organizações internacionais ligadas ao desporto debatetam ontem, durante a conferência sobre desporto e paz, em Mónaco (França), a possibilidade de prestarem ajuda financeira a países africanos, pós e em conflito, no que tange ao desporto para deficientes, soube a Angop.

A informação foi prestada pelo presidente do Comité Paralímpico Africano (CPA), Leonel da Rocha Pinto, que participa no evento em representação do continente africano.

O encontro, que conta, entre outros, com a presença de responsáveis da Organização Desporto e Paz, e dos comités Olímpico Internacional (COI) e Paralímpico Internacional (IPC), aborda as estratégias para a referida ajuda.

O responsável angolano explicou que o objectivo do encontro, a terminar dia quatro de Dezembro, é criar condições para que o desporto adaptado em África se desenvolva, já que maior parte dos países carece de apoios dos respectivos governos.

A conferência teve em agenda questões inerentes ao desenvolvimento do desporto no geral, com especial atenção aos deficientes, pelo que a organização convidou o presidente do Comité Paralímpico Africano para mais esclarecimentos sobre o estado da actividade no continente.

Leonel Pinto fez uma abordagem geral sobre o estado do desporto adaptado e vai apresentar a plenária o seu plano de acção para os próximos quatros anos, no qual se destaca a criação de um centro de alto rendimento, a melhoria da comunicação entre os Estados membros e a aproximação entre os comités nacionais paralímpicos e os respectivos governos.

À margem da conferência, o responsável angolano manteve um encontro com os presidentes do COI, o belga Jacques Rogger, e do IPC, o britânico Fhilip Craven, para estudar a viabilidade do acordo de parceria entre as duas organizações internacionais resvale para o Comité Paralímpico Africano (CPA).

 

Fonte: Africa21

-+=
Sair da versão mobile