Contadora e youtuber Juh Sarah Oliveira e seu irmão o analista de sistemas acusam o Supermercado de racismo

A contadora e youtuber Juh Sarah Oliveira e seu irmão o analista de sistemas Jonatas Oliveira acusam o Supermercado Campeão na Abolição, Zona Norte do Rio de Janeiro, de racismo.

por Jéssica Oliveira no Notícia Preta

Nesta quarta feira(31), Jonatas, gravou toda a indignação de sua irmã e fez a denuncia nas redes sociais. O vídeo já conta com mais de 1100 compartilhamentos. Ele afirma que a família mora próximo ao supermercado e há mais de 12 anos sofrem com agressões verbais, perseguição e constrangimento por parte dos funcionários do estabelecimento.

“A minha família é pequena, somos eu, minha irmã e meus pais que já são
idosos. Frequentamos o mercado por ser próximo de casa. Ontem (30) a segurança do supermercado ficou seguindo a mim e a minha mãe de 82 anos na saída do Supermercado. Já no dia de hoje (31), eles se superaram: a segurança, de nome Elaine, ficou me seguindo no Supermercado Campeão até enquanto pagava as minhas compras! E quando fui perguntar o que estava ocorrendo ela disse que estava fazendo o trabalho dela”, afirma Jonatas.

O rapaz fez o pedido do livro de reclamações do procon – todos os estabelecimentos de bens e serviços são obrigados a ter- mas obteve das mãos do gerente, chamado João, uma folha de caderno para que o rapaz escrevesse sua reclamação. Ele afirma também que foi convidado a ir a uma sala para conversar com Edson, mas que, por medo, se recusou. “Com certeza, eu iria apanhar, na sala não havia câmeras. Fiquei com medo e não fui” conta.

Ainda segundo Jonatas, a família esta bem abalada e “muitas pessoas perguntaram por que não mudamos de supermercado. Mas mudar de supermercado não vai mudar o racismo. Tudo que eu quero é justiça”. Na tarde desta quinta-feira (01), Jonatas fez um boletim de ocorrência na 24°DP (Piedade) e vai processar o mercado. “Passei 12 anos calado, fui perseguido, agredido verbalmente, estou cansado, vou seguir com o processo”, desabafou.

Com a repercussão do vídeo, amigos planejam um protesto em frente ao
supermercado neste domingo (04) às 10h. Usando a hastag #negrostambemconsomem, a família luta pelo fim da discriminação racial, que muitas vezes ocorre em estabelecimentos. “Eu vou continuar indo ao Supermercado. Vou filmar, denunciar, não vou mais tolerar isso”, enfatizou Jonatas.

A direção do supermercado Campeão informou por meio de nota que “lamenta profundamente o ocorrido e reitera que está tomando todas as medidas cabíveis para apurar os fatos e penalizar os responsáveis. O Campeão repudia todo e qualquer tipo de racismo e preconceito. Atitudes individuais e isoladas como a mencionada pela cliente não representam a postura e a cultura da empresa e de seus funcionários”.

-+=
Sair da versão mobile