Didier Drogba lança campanha sobre eleições transparentes

Craque do futebol, que é embaixador da Boa Vontade do Pnud, emprestou sua imagem para um poster em várias línguas incluindo o português; segundo ele, pleitos democráticos são uma ferramenta para resgatar os países da pobreza.

A estrela do futebol Didier Drogba dá o pontapé de saída, nesta sexta-feira, para uma campanha sobre como as eleições democráticas e transparentes constituem um instrumento importante para tirar da pobreza alguns dos países menos desenvolvidos do mundo.

 

Drogba posa para um poster de sensibilização de eleitores com a mensagem “Entra em campo e intervém. Recenseia-te. Vota. Faz-te ouvir.”

Honestidade

O futebolista “acredita que uma boa governação pode ajudar a tirar os países da pobreza, se os eleitores e os políticos cumprirem a sua parte”.

Com várias eleições agendadas para os próximos anos no continente africano, onde se situa a maioria dos países mais pobres do mundo, Drogba disse que a sua “ambição é ajudar a contribuir para a verdadeira democracia em África”, por isso defende “a honestidade e o jogo limpo”, como “única forma da África seguir para a frente”.

O poster que mostra o jogador em posição de marcar um penálti e com o equipamento da seleção nacional da Côte d’Ivoire, será apresentado numa cerimónia na capital da República Democrática do Congo, Kinshasa. Estão agendadas para este país nove eleições a decorrer nos próximos três anos, ao nível presidencial, legislativo, regional e municipal.

Pnud

Este esboço para a condução das eleições nesse país, de uma forma justa e transparente foi apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, com uma iniciativa de US$ 390 milhões, assinada com o Governo congolês em 2008.

Esta iniciativa é composta por projetos de reforço de procedimentos e de apoio de processos democráticos estáveis e de serviços públicos para o país, que acaba de sair de um conflito civil que durou mais de 10 anos.

Didier Drogba faz parte do grupo dos Embaixadores da Boa Vontade do Pnud, que inclui os jogadores de futebol Ronaldo, Zinedine Zidane e Marta Vieira da Silva, a atriz japonesa Misako Konno, o príncipe herdeiro Haakon Magnus da Noruega, a tenista russa Maria Sharapova e o ator espanhol Antonio Banderas.

Drogba, de 32 anos, nasceu na Cote d’Ivoire. Atualmente joga no Chelsea, o clube da primeira liga inglesa.

Fonte: Rádio das Nações Unidas

-+=
Sair da versão mobile