Encontro de cinema negro ocupa diferentes espaços no Rio

A programação ocorre no Cinema Odeon, no Centro Cultural Justiça Federal, no MAR Museu de Arte do Rio e no Cine Arte UFF

Do  Destak Jornal

Divulgação

O Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe, que começa nesta quarta-feira (29), selecionou 74 filmes nacionais, de cinco regiões do Brasil e 18 filmes internacionais para celebrarem a maior janela de exibição afrodiaspórica de cinema negro no país. A programação ocupará os espaços do Cinema Odeon, Centro Cultural Justiça Federal, Museu de Arte do Rio e Cine Arte UFF.

O encontro é o organizado pelo Centro Afrocarioca de Cinema. O objetivo de seu fundador Zózimo Bulbul era fortificar a identidade negra e incentivar o intercâmbio cultural Brasil-África através de exibições, debates e de um processo formativo com palestras e seminários, promovendo relações entre realizadores negros brasileiros, africanos e da diáspora.

O evento é uma alternativa para diminuir a lacuna existente em relação a produção cinematográfica negra brasileira, valorizando-a como patrimônio cultural. Sob curadoria do diretor Joel Zito Araújo e Janaína Oliveira, o encontro vai contar com a presença de: Haile Gerima, professor e cineasta da Etiópia, e Manthia Diawara, cineasta do Mali, considerado o maior crítico de cinema africano da atualidade, que é escritor e professor da NYU e Sorbonne.

ODEON, CCJF, MAR E CINE ARTE UFF
Cinema Odeon: Praça Floriano, 7, Centro.
CCJF: Av. Rio Branco, 241, Centro.
MAR: Praça Mauá, 5, Centro.
Cine Arte UFF: Rua Miguel de Frias, 09, Icaraí.
Estreia quarta (27). Até domingo (9), das 10h às 21h.
Ingressos a partir de R$ 3 no Odeon. Nos outros locais, entrada gratuita.
-+=
Sair da versão mobile