Enem 2023: O que pode anular uma redação? Entenda em oito pontos

Enviado por / FonteO Globo, por Cleide Carvalho

Regras do exame mostram casos em que redação leva zero. E sem ela esqueça o Sisu, o Prouni e até o Fies

A redação no Enem é decisiva para o ingresso nas universidades públicas e, nos cursos mais concorridos, qualquer nota inferior a 1000 pode deixar o candidato fora da disputa. A redação representa 20% da nota geral, mas quem zera nela fica fora do Sisu, que oferta vagas nas universidades públicas; do Prouni, que concede bolsas em instituições privadas; e do Fies, o programa de financiamento estudantil.

Os avaliadores podem atribuir nota zero à redação se o aluno fugir do tema proposto e não seguir à estrutura de texto, que é dissertativo-argumentativa. Ou seja, a estrutura do texto tem de ser uma dissertação e, na conclusão, o candidato deve apresentar uma proposta de solução à questão desenvolvida nas até 30 linhas de escrita.

— Os temas propostos no Enem e nos principais vestibulares do país são voltados a uma questão social do momento, gera polêmica. No Enem o candidato tem de lançar uma ideia de solução no último parágrafo. É importante que deixe uma sugestão para resolver o problema — afirma o professor Juarez Ambires, que já participou como avaliador das redações em vários exames do Enem.

Em geral, diz Ambires, uma boa estrutura da dissertação divide o texto em quatro parágrafos. No primeiro deles é o tema proposto é apresentado. No segundo e no terceiro, o tema é desenvolvido e, no último, é apresentada a ideia de solução a qualquer que seja a questão debatida.

— É preciso ser fiel ao tema, não tangenciar — recomenda.

Linhas mínimas

O Enem exige ainda um número mínimo de linhas manuscritas. A nota será zero se o candidato apresentar até sete linhas manuscritas. Independentemente do conteúdo, o texto será considerado insuficiente. No caso de uso do sistema Braile, o mínimo são dez linhas. Se o estudante usar na redação cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Provas, o número de linhas copiadas será desconsiderado para a contagem do número mínimo de linhas.

A redação será anulada caso o texto seja deliberadamente desconectado do tema proposto ou o candidato escrever impropérios, inserir desenhos ou outras formas propositais de anulação.

Ambires afirma que não é raro estudantes escreverem apenas o primeiro parágrafo e continuarem o texto com qualquer outro assunto, apostando erradamente que a redação poderá não será lida em sua íntegra na correção.

— Por incrível que pareça há quem imagine que a redação não será avaliada com rigor. Se descambar, se perder o controle achando que não será lido, será prejudicado. Há um número mínimo de linhas para que a dissertação seja aceita e se o candidato escrever uma linha a mais o texto será avaliado com todo o cuidado. A nota poderá ser muito baixa, mas não será zero — diz o professor.

Segundo ele, além de seguir fielmente o tema e a estrutura, a redação será avaliada nos quesitos coesão, coerência e na proposta de intervenção.

O texto deve ser escrito em português e não são aceitas redações escritas predominante ou integralmente em língua estrangeira. A Folha de Redação é o local onde o texto deve ser escrito e qualquer outra forma de apresentação será considerada “em branco”.

No espaço destinado ao texto não pode ser inserido nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação – caso ocorra, a redação será anulada.

Ambires lembra ainda que se o candidato apresentar letra ilegível, que impossibilite a leitura do texto por dois avaliadores diferentes, a redação será anulada.

— Há um grande esforço, inclusive com professores especialistas nessa área, capazes de entender as letras mais difíceis. Mas se for uma garatuja e não der mesmo para decifrar, não há condição de atribuir nota — diz ele.

Segundo Ambires, os avaliadores são orientados a valorizar ao máximo o que é escrito nas redações pelos estudantes, cujo aprendizado neste quesito é construído durante todo o Ensino Médio.

— O aprendizado da redação é um processo, que passa pela poesia, pela prosa, por crônicas e se afunila para o interesse na dissertação. Em uma boa redação, tudo deve estar relacionado, não vale o subentendido — afirma.

O que leva ao zero na Redação:

  1. Não atender à proposta solicitada ou apresentar outra estrutura de texto que não seja a estrutura dissertativo-argumentativa
  2. Não apresentar texto escrito na Folha de Redação, que será considerada “em branco”
  3. Entregar até 7 (sete) linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, configurará “texto insuficiente”, ou até 10 (dez) linhas no Sistema Braile. A redação que incluir cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Provas terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem do número mínimo de linhas
  4. Escrever impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação
  5. Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto
  6. Colocar nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação
  7. Apresentar o texto escrito predominante ou integralmente em língua estrangeira
  8. Escrever com letra ilegível, que impossibilite a leitura por dois avaliadores independentes

+ sobre o tema

Projeto de escolas cívico-militares é aprovado na Alesp após estudantes serem agredidos por policiais

O projeto de lei que prevê a implementação das escolas...

Educação domiciliar e seus impactos para a convivência democrática

A educação domiciliar, também conhecida internacionalmente como homeschooling, tem...

Candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no Enem

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que todos...

Liberdade para Ensinar e Aprender: Pesquisa Nacional Analisa Violências Sofridas por Educadores/as no Brasil

O Observatório Nacional da Violência contra Educadoras/es (ONVE), sediado...

para lembrar

19 federais decidem usar o Enem como vestibular unificado

Fonte: Folha de São Paulo - Cotidiano - Divulgação/ Enem Pelo...

Estudantes protestam contra exigência do Enem para Ciência sem Fronteiras

Nova regra para concorrer a bolsas de estudo no...
spot_imgspot_img

FGV e Fundação Itaú oferecem bolsas de mestrado em comunicação digital e cultura de dados

A FGV-ECMI (Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getúlio Vargas) vai oferecer 30 bolsas integrais para o mestrado em comunicação digital e...

Projeto de escolas cívico-militares é aprovado na Alesp após estudantes serem agredidos por policiais

O projeto de lei que prevê a implementação das escolas cívico-militares na rede estadual e municipal de ensino foi aprovada na noite desta terça-feira (21) na...

Educação domiciliar e seus impactos para a convivência democrática

A educação domiciliar, também conhecida internacionalmente como homeschooling, tem sido objeto de debate em diversos contextos nacionais e internacionais, mobilizando famílias, a sociedade e...
-+=