Exposição de selos mostra a história dos negros no Brasil; confira fotos

Um século e meio de história da cultura negra no Brasil retratada por meio de selos. Essa é a exposição Orisun Asa: Celeiro de Brasilidade, em cartaz no Centro Cultural Correios, de Fortaleza, até o dia 10 de agosto. A mostra exibe as lutas, conquistas e dificuldades enfrentadas pelo povo africano ao longo de todos esses anos e faz um convite à reflexão sobre o racismo e perseguições que ainda persistem na nossa sociedade atual.

Oriunda da língua yoruba, a expressão “orisun asa”, que se pronuncia “orissum assá”, significa “nascente ou raiz da cultura” e foi escolhida pelos curadores da mostra para ilustrar o sentimento dos africanos que vieram ao Brasil.

Criando uma dinâmica tridimensional na expografia, a mostra também exibe objetos e cenários que ilustram a história contada nos selos. O visitante tem, assim, um reconhecimento imediato do assunto. A intenção é provocar uma reflexão sobre quem somos e como somos, já que todos somos brasileiros, mestiços e a influenciados pela cultura negra.

Orisun-Asa1

Confira imagens:

Serviço Exposição Orisun Asa: Celeiro de Brasilidade
Quando: até 10 de agosto, das 8 às 17h (de segunda à sexta).
Onde: Espaço Cultural Correios Fortaleza (Rua Senador Alencar, 38 – agência central).
Visitação gratuita.
Outras informações: 3255 7262.

 

 

Fonte: Revista Afro 

-+=
Sair da versão mobile