Filha de Romário divulga carta aberta para Ministro da Educação: “Não atrapalho ninguém”

Enviado por / FonteCenapop

Ivy Faria, filha de Romário, respondeu ao Ministro da Educação do governo Bolsonaro

Ivy Faria, filha de 16 anos do ex-jogador e atual senador Romário (PL-RJ), divulgou nesta terça-feira (17/08) uma carta aberta ao Ministro da Educação do governo Jair Bolsonaro (sem partido-RJ), Milton Ribeiro.

Nesta semana, em entrevista para a TV Brasil, o político afirmou que crianças com deficiências como a de Ivy “atrapalham, entre aspas”, o aprendizado de outros alunos sem a mesma condição na sala de aula.

“A professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para dar a ela atenção especial”, disse Ribeiro na entrevista, que revoltou Romário e fez com que Ivy se manifestasse através de sua conta no Instagram, onde disse estar “muito triste” com o Ministro.

Ela começou: “Seu Ministro da Educação, aqui é a Ivy. Eu estou muito triste com senhor. Sabe, eu tenho síndrome de Down, sou uma pessoa com deficiência, e sou estudante. Estudo para ter um futuro e ajudar o meu país. Eu não atrapalho ninguém. Frequento uma escola regular, onde há jovens com e sem deficiência. Cada um aprende no seu tempo, ninguém é igual”.

“A minha presença e a de outras pessoas com deficiência não é ruim, muito pelo contrário, desde a escola, meus coleguinhas aprendem uma lição que parece que o Sr. não teve a oportunidade de aprender: que a diversidade faz parte da natureza humana e isso é uma riqueza. A fala do senhor revela muita falta de educação, como pode achar que a deficiência torna alguém incapaz de estudar? A deficiência não nos torna incapaz de nada, basta que tenhamos oportunidade.”

Em seu texto, diz que há “um monte de gente com deficiência formado na universidade e trabalhando para Brasil”, como advogados e relações-públicas. “Seu Ministro, uma criança com deficiência em sala de aula contribui mais com a educação deste país do que o senhor neste ministério”, encerrou.

O pai de Ivy também reagiu às declarações do Ministro para a TV Brasil. “Somente uma pessoa privada de inteligência, aqueles que chamamos de imbecil, podem soltar uma frase como essa. Eles existem aos montes, mas não esperamos que estes ocupem o lugar de ministro da Educação de um país”, afirmou o ex-atleta no Twitter.

Ribeiro, por sua vez, usou a mesma rede social para rebater: “É muito deselegante quando um representante do parlamento se dirige desta maneira a um ministro de estado”, alegando que sua fala foi tirada de contexto.

+ sobre o tema

Pará e África unidos pela cultura

O olhar cinematográfico o acompanha desde a infância,...

Unesco e Brasil criam programa para ensino da história africana

A Organização das Nações Unidas para Educação, a...

As falhas no Enem e os interesses que se movem nos bastidores

"Prova do Enem é tecnicamente sustentável sob todos os...

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

para lembrar

Sem o Censo, é o fim

O apagão estatístico sempre esteve à espreita do Brasil...

Milhões de crianças vão passar fome no Brasil neste 12 de outubro

As doações de alimentos estão rareando em Caranguejo Tabaiares,...

O ponto de contato entre Tabata Amaral e o bolsonarismo

Antes de mais nada, seria preciso definir o que...

Bolsonaro é denunciado na ONU por apologia à tortura e desmonte de controle

A ONU irá examinar a situação da tortura no...
spot_imgspot_img

Militares no alvo

Nada na operação da Polícia Federal ontem chamou mais a atenção que o envolvimento da alta cúpula militar do governo Jair Bolsonaro na trama golpista. As...

Trabalho infantil cresceu de 2019 a 2022, mostra IBGE

Depois de três anos seguidos de redução, o trabalho infantil cresceu no Brasil entre 2019 e 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro. No...

TSE julga se Bolsonaro fica inelegível por oito anos; veja os outros processos contra ele

Além do julgamento no Tribunal Superior Eleição (TSE) que pode deixar Jair Bolsonaro (PL) inelegível nesta terça-feira (27), outros processos e indícios podem recair até mesmo...
-+=