Filmes LGBT com protagonistas Negros

Uma coisa bem difícil é a representatividade negra na mídia, é bem dificil ter protagonistas negros em series, telenovelas e filmes.

Do De Preto para Preto

Negro sempre é amiguinha da branca loira, ou a empregada, o traficante e por ai vai, e a representatividade fica mais escassa quando falamos de entretenimento no meio LGBT. Filmes famosos da comunidade LGBT como Brokeback Mountain, From Beginning to End, Shelter, Transamerica, Prayers for Bobby, The Normal Heart e outros são protagonizados por.. white people.

Então selecionei (que foi bem dificil apanhar) alguns filmes e documentários LGBT que tem nós negros como estrelas principais:

1.Pariah

tumblr_inline_nmc9hlNWzS1trc67t_250

Pariah é um filme de ficção de 2011  escrito e dirigido por Dee Rees . Ele conta a história de Alike ( Adepero Oduye ) , uma adolescente Negra de 17 anos que abraça a  sua identidade como uma lésbica.

Alike  sai em clubes com sua amigo abertamente lésbica Laura . Alike lentamente e firmemente chega a um acordo com a sua própria identidade como uma lésbica  , se sentido confortável em roupas largas e underwear masculinos . Alike tem conflitos com a mãe sobre sua sexualidade e maneira de vestir.

2.Paris Is Burning

tumblr_inline_nmc9wjOtNx1trc67t_250

Esse clássico, De 1990 dirigido por Jennie Livingston, o filme é considerado um documentário inestimável do fim da “ Era de Ouro” dos Drag bailes de New York , é  uma exploração cuidadosa de raça, classes sociais , gênero e sexualidade na América.

3.Change

tumblr_inline_nmca7n74VT1trc67t_250

‘Change’(2011)  é um curta sobre um adolescente negro americano  gay que luta com sua identidade , na noite em que  o presidente Barack Obama foi eleito e Proposição 8( projecto para eliminar o casamento homossexual) aprovada.

4. STILL BLACK: A Portrait of Black Transmen

tumblr_inline_nmcaluz1f11trc67t_1280

De 2008,É um documentário  sobre sobre a intersetorialidade vivida por homens trans  negros .

5.Stud Life

tumblr_inline_nmcarrWwH51trc67t_250

’ Stud Life’ de 2011 conta a história de uma lésbica britânica, JJ, e seu melhor amigo gay,Seb. Eles trabalham juntos como fotógrafos de casamentos  , mas a sua amizade fica abalada quando JJ se apaixona por uma diva e tem que escolher sua crush ou o Seb.

6.You Are Not Alone

tumblr_inline_nmcb6vFzsI1trc67t_540

Um documentário de 65 minutos examinando muitos fatores psico-sociais subjacentes que causam a depressão em homens gays negros : lutas com orientação sexual ,identidade, raça ; luta contra pastores e sociedade em geral que declaram que um homem gay é uma abominação para famílias e comunidades; fala baixa auto-estima , de  contrair o HIV   e a discriminação que se seguiu acompanhando o diagnóstico ;

E a visão de  muitos homens idosos gays negros que vivem com a solidão, isolamento e abandono, incluindo desespero por carinho, intimidade e sexo. Em entrevistas com homens gays negros de diferentes idades , profissões , saúde mental.  E recriações de experiências explorando as razões para entrar em depressão e suicídio. (Chorei demais vendo esse filme)

7. The Skinny

tumblr_inline_nmcbkeYdeJ1trc67t_250

‘The Skinny ’, protagonizado pelo  Jussie Smollett(Jamal da serie Empire),    conta a história de cinco colegas de faculdade , quatro homens gays e uma lésbica , reunindo em Nova York para um fim de semana de diversão, segredos e drama.

(Falando em Empire vou fazer um post a falar das series protagonizados por negros)

8.Black.Womyn

tumblr_inline_nmcbv2vzqi1trc67t_540

É um documentário de longa-metragem focando as vidas  de lésbicas negras de várias origens. Ele apresenta entrevistas com mulheres lésbicas negras discutindo sobre sair do armário, sexualidade e religião, amor e relacionamentos, o casamento, o patriarcado, a visibilidade nos meios de comunicação, discriminação e homofobia, o ativismo, identidade de gênero, juventude negra lésbica e anciãos, balanceamento de gênero / raça / sexualidade, e, finalmente, o que significa chamar-se Preto Lésbica hoje. (AMEI esse Filme)

9.Noah’s Arc: Jumping the Broom

tumblr_inline_nmcc9gs2qJ1trc67t_250

É uma comedia romântica que  conta a história de dois homens gays se preparando para o  casamento deles . No meio da trama tem algumas tretas e tal.

Esse são alguns filmes LGBT com Negros como protagonista deve ter mais , espero que gostei.  se tiverem mais alguns para recomendar é so vir. ;)

E que venha mais REPRESENTATIVIDADE <3.

+ sobre o tema

Transenem: o cursinho de BH que está colocando trans e travestis na universidade

Com 35 anos, Raul Capistrano já tinha deixado de...

Discriminação impede que pessoas LGBT tenham acesso à saúde, alerta OPAS

Para Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), saúde universal significa...

Homem é condenado a 14 anos de prisão por crime de ódio contra homossexual

Um homem foi condenado a 14 anos de prisão...

Pai e filha mudam de gênero juntos nos EUA

Caso ocorreu em Detroit e chamou atenção no mundo Do...

para lembrar

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Jornalistas negras para você acompanhar 

Seja na internet ou  na televisão, é notável o aumento de jornalistas negras que estão atuando em bancadas ou como repórteres. Essa presença entre...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=