Fórum de entidades negras da Bahia homenageia Mário Gusmão na 14ª caminha da liberdade ao pelourinho no 20 de novembro

Entre as atividades de comemoração do Novembro Negro 2014 estão os eventos promovidos pelo Fórum de Entidades Negras da Bahia, que este ano realiza amanhã(18), às 17h30, no Museu Afro da Universidade Federal da Bahia-UFBA, no Terreiro de Jesus, uma Roda de Dialogo sobre o ator e ativista Mário Gusmão, já falecido, e no dia 20, a partir das 15h, a já tradicional Caminhada da Liberdade ao Pelourinho, onde o principal homenageado também será o ator baiano.

A rodada de discussões de amanhã é aberta ao público e vai contar com convidados de destaque, como o professor Adjunto de Antropologia da UFBa e amigo de Mário Gusmão, Jeferson Bacelar. O principal objetivo vai ser relembrar e refletir sobre os momentos e as ações do ator, uma das mais importantes referências para o cenário cultural e político brasileiro, mas mais especialmente para o Movimento Negro baiano.

O Fórum de Entidades Negras da Bahia encerra as comemorações do mês no dia 20, com a realização da 14ª Caminhada da Liberdade do Curuzu ao Pelourinho, MARIO GUSMÃO O ZUMBI DA BAHIA, com concentração na frente da sede do bloco Ilê Aiyê, no Curuzu, a partir das 15h  e que, como nos anos anteriores, contará com a participação dos principais blocos afro do Brasil e público expressivo, percorrendo o circuito Liberdade-Centro Histórico.

MÁRIO GUSMÃO (1928-1996)

É considerado precursor dos movimentos negros de Ilhéus e Itabuna pelos militantes destes municípios, onde durante sua estadia na região na década de 80 surgiram várias entidades importantes para a história de luta do movimento negro.

Em 68 anos de vida foi intensa a produção artística de Mário, tendo participado de dezenas de peças de teatro, novelas e seriados da televisão brasileira, assim como atuou em dezesseis filmes, além de inúmeros espetáculos de dança.

Mário Gusmão ganhou destaque no cinema através dos filmes produzidos por Glauber Rocha no período de maior efervescência cultural do país. Apoiou a formação dos mais tradicionais blocos afros de Salvador e já na década de 80, revelou artistas do interior do estado.

Assessoria de imprensa/ Fórum de Entidades Negras da Bahia/Jon. Resp.- Márcia Leivas-DRT-17.806/RJ/Contato: (71) 81523207

 

-+=
Sair da versão mobile