quinta-feira, setembro 16, 2021
InícioÁreas de AtuaçãoEducaçãoFundação Lemann promove neste sábado (11/09) evento sobre estudar no exterior e...

Fundação Lemann promove neste sábado (11/09) evento sobre estudar no exterior e lança programa de apoio a candidaturas de pessoas pretas, pardas e indígenas

2º Encontro Alcance ocorre em 11 de setembro e terá painéis com especialistas, ex-alunos e representantes de universidades internacionais renomadas, como Harvard, MIT, Columbia e Stanford Também serão abertas as inscrições para o Programa Alcance de Preparação de Candidaturas, que selecionará 20 candidatos

São Paulo, setembro de 2021 – No dia 11 de setembro, a partir das 9h, a Fundação Lemann, em parceria com a Fundação Estudar, Fundação Behring, ID_BR, promoverá a segunda edição do Encontro Alcance. O evento será on-line, gratuito e aberto ao público, e tem como objetivo atrair brasileiros com interesse em cursar mestrado ou doutorado em universidades internacionais, como Columbia, Stanford, Harvard, MIT, Oxford, University of Southern California e University of Illinois at Urbana-Champaign. A data marca também a abertura das inscrições para o Programa Alcance, que, nesta edição, a fim de promover a equidade racial e econômica no acesso a programas de mestrado profissional, apoiará 20 candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas na preparação de candidaturas para pós-graduação nessas universidades.

“O Programa Alcance é uma iniciativa que busca brasileiros que têm, em essência, claro comprometimento em exercer liderança em áreas importantes para o desenvolvimento do país. As universidades são centros de excelência globais de ensino e se tornam espaços de formação de lideranças, visto que, em contato com pessoas de todo mundo e conhecimento de fronteira, cria-se um intercâmbio de ideias e experiências que são fundamentais para que, quando voltarem ao Brasil, estejam ainda mais preparados para contribuir para os desafios coletivos que enfrentamos. A Fundação Lemann acredita que ter um grupo diverso de pessoas muito preparadas e comprometidas com ajudar o Brasil a avançar é fundamental e investir em sua formação internacional ajudará a que isso se torne realidade”, ressalta Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.

O suporte aos selecionados no Programa Alcance abrangerá todos os custos relacionados ao processo de candidatura à pós graduação, como taxas de inscrição, envio e tradução de documentos; materiais de estudo para testes de admissão; transporte e acomodação para a realização das provas; mentoria acadêmica e curso de Inglês preparatório para o TOEFL (teste de proficiência da língua inglesa) e o GRE (teste padronizado requerido por algumas universidades no exterior). As inscrições para este programa vão até o dia 27 de setembro e a divulgação dos selecionados será no dia 27 de outubro. Os participantes que, ao final do programa, forem aprovados nos programas parceiros nas universidades de Harvard, Stanford, Columbia, Oxford e MIT serão elegíveis a bolsas de estudo, oferecidas pela Fundação Lemann e organizações parceiras da iniciativa Alcance e também poderão se candidatar a bolsas oferecidas pelas próprias universidades no caso da University of Southern California e University of Illinois at Urbana-Campaign.

Já durante o Encontro Alcance, que ocorre das 9h às 17h, serão 13 painéis que contarão com a intermediação de especialistas das academias, ex-alunos e representantes de organizações que disponibilizam opções para custear os estudos. Bolsas de estudos, processo seletivo e preparação, além da oportunidade de os participantes conhecerem um pouco mais sobre as instituições divididas por assunto, tais como governo, saúde pública, educação, gestão e negócios sociais e economia serão algumas das temáticas das mesas apresentadas. Além dos parceiros, o evento conta com o apoio da EducationUSA, Voxy, ApplyPrep, HBass, Magoosh, Fullbright.

PROGRAMAÇÃO (horário de Brasília)

9h00 – 9h10 | Abertura

9h10 – 9h45min | Mesa 1: É para você – O sonho é possível

9h50min – 10h50min | Mesa 2: Bolsas de Estudos ao seu Alcance

11h00 – 12h25 | Programação simultânea:

• Mesa 3: Estudando em Escolas de Governo (simultâneo)

• Mesa 4: Estudando em Escolas de Saúde Pública (simultâneo)

• Mesa 5: Estudando em Escolas de Tecnologia e Engenharia (simultâneo)

12h00 – 13h25 | Mesa 6: Doutorado ao seu alcance

12h25 – 12h30 | Encerramento da Manhã

13h30min – 13h40min | Reabertura

13h40min – 15h05min | Programação simultânea:

• Mesa 7: Estudando em Escolas de Educação

• Mesa 8: Estudando em Escolas de MBA

• Mesa 9: Estudando em USC e Illinois

15h10min – 16h00 | Mesa 10: Por mais diversidade – Lançamento do Programa Alcance

16h05min – 16:30min | Mesa 11: Sua candidatura de sucesso

16h30min – 16h50min | Programação simultânea:

• Mesa 12: Fundação Estudar

• Mesa 13: Education USA Opportunity Grad & Fulbright

• Mesa 14: Harvard Brazilian Association of Students and Scholars (HBASS)

• Mesa 15: Negritude no PhD

16h50-17h00 | Encerramento

SERVIÇO

2º ENCONTRO ALCANCE

Data: 11 de setembro de 2021 – sábado

Horário: 9h às 17h

Inscrições para o evento: clique aqui

Sobre Lemann Fellowship e bolsas de estudo

Além da iniciativa Alcance, a Fundação Lemann possui parcerias com alguns dos principais centros de excelência do mundo para oferecer bolsas de estudo e outros benefícios para estudantes. Qualquer um que sonhe em desenvolver o Brasil e buscar soluções para os desafios sociais que enfrentamos está elegível ao programa ao ser admitido nas universidades parceiras nos EUA e no Reino Unido. Os participantes têm acesso a bolsas de pós-graduação (mestrado ou doutorado em cursos de diferentes áreas do conhecimento relacionadas à melhoria do país, como educação, saúde, economia, jornalismo, arquitetura e urbanismo, gestão e políticas públicas). Excepcionalmente, na Universidade Harvard também há bolsas para graduação. Além disso, os estudantes são elegíveis a se candidatar à Rede de Líderes Fundação Lemann, uma iniciativa que oferece oportunidades de desenvolvimento e conexão para pessoas com grande compromisso e potencial de transformação no Brasil.

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado.

Saiba mais em: clique aqui.

RELATED ARTICLES