Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas do vestibular da Universidade de São Paulo (USP)

 

O vestibular para a Universidade de São Paulo (USP) terá este ano concorrência ainda maior do que na última seleção. O número de inscritos para a Fuvest subiu 3,75%, enquanto o total de vagas disponíveis pelo vestibular caiu 0,6%. A relação candidato/vaga por curso será divulgada em outubro após as provas de conhecimento específicos das áreas de artes e música.

Ao todo, 132.969 pessoas se inscreveram para disputar 10.752 vagas, que incluem as 100 destinadas à Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. Dessa vez, as 90 vagas da Academia de Polícia Militar Barro Branco serão preenchidas em processo seletivo separado, por isso o total de lugares disponíveis pela Fuvest caiu ligeiramente. Em contrapartida, há mais 30 vagas relativas ao novo curso de Educomunicação, que terá sua primeira turma.

Dados informados pelos candidatos no questionário socioeconômico, que é preenchido junto com a inscrição, mostram que há mais mulheres tentando um lugar na universidade mais concorrida no Brasil. Elas já eram maioria na última edição, com 53%, e agora são 54,4%.

Apenas 28% estudaram só em escola pública

A quantidade de inscritos que estudaram em escola particular continua muito superior a dos que frequentaram escola pública. Do total, 65,7% fizeram todo o Ensino Fundamental e Médio em instituições pagas contra 65,6% no ano passado. Os candidatos que só passaram por instituições públicas somam 28,4% desta vez contra 28,1% na edição anterior. A maioria destes, 25,7% do total, se inscreveu também no Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp) que oferece bolsa para alunos que fizeram todas as séries anteriores em sistemas municipais, estaduais ou federais.

Há ainda uma parcela de 5,7% que estudou tanto em públicas quanto particulares. Outros 334 candidatos, exatamente a mesma quantidade do ano passado e 0,3% do total, que concluiu a Educação Básica no exterior.

 

 

Fonte:IG

-+=
Sair da versão mobile