Geledés – Instituto da Mulher Negra Celebra Legado do Projeto Rappers no Circuito Spcine Olido em São Paulo

Documentário “Projeto Rappers: A Primeira Casa do Hip Hop Brasileiro – História e Legado”, produzido por Geledés – Instituto da Mulher Negras lota sala do Circuito Spcine Olido. A atividade contou com a presença de representantes da cultura hip hop e ativistas da cidade de São Paulo.

Dirigido pela rapper Sharylaine e por Clodoaldo Arruda, filósofo e membro do Projeto Rappers, o documentário oferece um mergulho profundo no encontro icônico entre a juventude negra e periférica engajada na cultura Hip Hop e o movimento de mulheres negras nas ruas de São Paulo no final dos anos 1980. Esse encontro crucial deu origem ao Projeto Rappers, uma iniciativa que proporcionou um espaço vital de formação e articulação política para jovens marginalizados pela exclusão social e o racismo estrutural.

O projeto pioneiro não apenas fortaleceu o protagonismo desses jovens, mas também defendeu seus direitos fundamentais, incluindo a prática da cultura Hip Hop nos espaços públicos sem o temor da violência policial. 

Como parte das comemorações do 30º aniversário do Projeto Rappers, estão previstos o lançamento de um livro que aprofundará a história do projeto, um podcast que trará vozes importantes e discussões relevantes para a atualidade, além de um fac-símile que reunirá todas as edições da Revista Pode Crê!.

O legado do Projeto Rappers também estará em diferentes Sescs pela cidade de São Paulo, com uma série de shows que uniram gerações em torno da cultura hip hop. Além disso, mesas de conversas serão realizadas durante os eventos.

-+=
Sair da versão mobile