Grupo teatral de Alfenas apresenta peça sobre escravidão na África

Espetáculo será encenado no Festival de Inverno de Maputo.
‘Cara…vela’ foi baseada no poema Navio Negreiro, de Castro Alves

A história dos escravos africanos trazidos em navios negreiros para o Brasil será recontada pelo grupo Mundo, da cidade de Alfenas (MG) em um festival que acontece na próxima semana na cidade de Maputo, em Moçambique durante o festival de inverno no país.

Esta é a primeira apresentação internacional do grupo, que existe desde 2004 e já percorreu vários Estados brasileiros. Tanto esforço valeu a pena. “Com o tempo o espetáculo foi melhorando, fomos ensaiando e agora temos um trabalho consistente para apresentar na África, é um grande prazer levar o trabalho”, comentou o diretor do espetáculo Anselmo Cesário.

A peça chamada ‘Cara…vela’ é baseada no poema Navio Negreiro, de Castro Alves e o espetáculo destaca a cultura negra. “A peça conta a saga dos escravos que saíram da África e foram traficados para o Brasil nos navios negreiros. Queremos levar ao público o que pensamos, trazer um pouco da cultura dos negros para o Brasil e levar um pouco da nossa cultura para lá”, conta a atriz Patrícia Silva.

Para incrementar, a peça traz também instrumentos africanos, como o cajon e outros que se transformam em objetos, como o pandeiro que dá lugar ao timão, que dá a direção ao navio. Já o pau de chuva transforma-se em luneta. O espetáculo traz também interação com o público e valoriza a literatura brasileira.

 

 

Fonte: G1

-+=
Sair da versão mobile