Inscrições para quem for fazer a prova do Enem em dezembro começaram nesta segunda (13)

Reaplicação será para estudantes prejudicados com distância dos locais e os que pediram remarcação

Desta segunda-feira (13) até a sexta-feira (17) estarão abertas as inscrições para os estudantes que farão as provas do Enem 2023 nos dias 12 e 13 de dezembro. Encaixam-se nessa situação os que foram prejudicados pela marcação do exame a mais de 30 km de sua residência e os que pediram a remarcação.

No primeiro caso estão cerca de 50 mil inscritos que foram alocados em pontos distantes das suas casas e terão a oportunidade de fazer as provas em dezembro. Após a divulgação dos locais de prova, acumularam reclamações de estudantes.

Já os participantes que sofreram de alguma doença infectocontagiosa ou foram prejudicados por problemas logísticos nos dois dias de provas originais (5 e 12 de novembro) também poderão fazer o pedido formal pelo sistema do Inep.

Eles deverão submeter seus pedidos para a análise na página do participante, onde haverá uma aba específica para isso.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que organiza o exame, os problemas de saúde que dão direito à reaplicação da prova são as doenças infectocontagiosas tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, mpox (varíola dos macacos), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19.

Para a análise do instituto, no entanto, o estudante deverá inserir um documento que comprove a doença quando for fazer o pedido de reaplicação na página do participante.

Já os problemas logísticos listados são: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

+ sobre o tema

para lembrar

Carta ao professor: Novos tempos, novos modelos

Foi uma tarefa árdua para a minha filha terminar...

Sobram bolsas para brasileiros em Harvard e MIT

Angélica Natera, diretora adjunta da Laspau (ligada à Harvard)...

Do ensino público à Nasa, conheça a história de Julio Cosmo

Segundo a gigante tecnológica Oracle, o brasileiro é o...

27 cursos de Medicina do País são insatisfatórios, diz MEC

Entre os cursos com desempenho ruim, cinco estão em...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=