Jamaica exige que Reino Unido pague indenização por tempos da escravidão

A visita do primeiro ministro britânico David Cameron à Jamaica está causando confusão entre ambos os países. Isso porque políticos da nação caribenha querem aproveitar a ocasião para exigir que o Reino Unido pague reparação por anos de colonialismo e escravidão. De acordo com o jornal Guardian, tal soma monetária ultrapassaria alguns bilhões de libras esterlinas.

no Luminota

Ao saber da exigência, porta-vozes do Parlamento britânico disseram que o primeiro ministro não crê que reparações ou desculpas oficiais pela escravidão são a “aproximação certa.” Não houve comentários sobre a acusação de que a família de Cameron esteve envolvida no tráfico de escravos durante os anos de 1700.

Screen Shot 2015-10-01 at 10.44.19

“A posição do primeiro ministro é de querer focar o futuro. Estamos falando sobre questões que têm séculos de idade, sobre decisões tomadas durante governos diferentes, quando ele [Cameron] nem era nascido. Ele quer olhar para o futuro e descobrir como o Reino Unido pode fazer parte de um maior crescimento econômico no Caribe”, disseram os porta-vozes do governo.

O The Independent lembra que a Jamaica não é o único país a pedir reparação de nações europeias pela escravidão. Entre outras delas está a pequena Granada. França e Holanda também são cobradas de uma reparação histórica.

-+=
Sair da versão mobile