Mapa de Conflitos envolvendo injustiças ambientais no Brasil está disponível na Internet

Um levantamento com casos de injustiça ambiental no Brasil pode ser acessado pela Internet. Trata-se do Mapa de Conflitos Envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil, de coordenação da doutora em história, pesquisadora no tema e militante no combate ao racismo ambiental, Tania Pacheco.

Por: Sheryda Lopes  Do: Racismo Ambiental

Segundo ela, inicialmente havia apenas 120 casos, mas com o passar do tempo eles se multiplicaram e hoje o banco de dados é movimentado frequentemente. “Somos uma pequena equipe, e não é fácil, pois além de alimentar a ferramenta com dados novos, ainda estamos constantemente atualizando os anteriores”, explica.

O sistema está disponível por meio da plataforma Google Maps. Cada caso tem uma ficha narrativa com informações. A intenção do projeto, segundo Tania, é dar visibilidade às injustiças ambientais e oferecer uma ferramenta de combate ao problema.

Livro narra casos

Parte do Mapa foi transformado em livro. A editora FioCruz, da Fundação Oswaldo Cruz, publicou no final do ano passado a obra Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil: o Mapa de Conflitos. A publicação é fruto da parceria entre a editora e a Federação dos Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), e resultado do levantamento vinculado ao projeto ‘Mapa de Conflitos Envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil’, que foi iniciado em 2008 e teve o apoio do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde.

Por meio de oito artigos, a publicação apresenta o Mapa de Conflitos, sua concepção e metodologia, e traz análises e conclusões sobre os diferentes embates nele mapeados, além de alternativas para o futuro. Entre os conflitos descritos, estão os casos de atingidos pela mineração de chumbo em Santo Amaro da Purificação e pela mineração de urânio e por parques eólicos em Caetité, na Bahia.

-+=
Sair da versão mobile