Maranhão: Afrodescendentes terão cursos gratuitos de qualificação

As secretarias de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e a da Igualdade Racial estão fechando uma parceria visando oferecer cursos de qualificação profissional voltados para a população afrodescendente. A ação se dará por meio do Plano Setorial de Qualificação, do Ministério do Trabalho e Emprego (PlanSeQ) e prevê cursos gratuitos em diversas áreas.

 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 48% da população brasileira é composta por afrodescendentes. Apesar de ser uma parcela significativa da população do país, corresponde apenas a 1% dos cargos estratégicos do mercado trabalho, chegando a ganhar 30% a menos que o salário dos brancos.

 

O recrutamento de trabalhadores para os cursos do PlanSeQ Afrodescendente será feito pelo Serviço Nacional de Emprego no Maranhão (Sine-MA), em conjunto com grupos do movimento negro. Além do Maranhão, os es tados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás e o Distrito Federal terão esta política pública.

 

No Maranhão serão disponibilizadas 340 vagas para os cursos de como mecânica de motos, cuidador de idoso, empreendedorismo, borracheiro, operador de caixa e recepcionista, entre outros.

 

 

Fonte: Educadora

-+=
Sair da versão mobile