Matriarcas do Samba fazem festa no Theatro Municipal de Niterói

Sobem ao palco, sábado, as herdeiras musicais de Zé Keti, Candeia, Cartola e Clementina de Jesus

FONTEO Globo
Samba no DNA. Filhas e netas de bambas cantarão clássicos em show (Foto: Divulgação)

A próxima atração do Theatro Municipal tem o samba no DNA e no berço. Autodenominadas Matriarcas do Samba, Geisa Keti, Selma Candeia, Nilcemar Nogueira e Vera de Jesus cantarão um repertório bem familiar, no sábado, às 19h. Elas são, respectivamente, filhas de Zé Keti e Candeia e netas de Cartola e Clementina de Jesus.

Os sucessos dos bambas estarão em cena, costurados por histórias de quem os conheceu bem de perto. Mas tem mais. Elas cantarão sambas-enredo clássicos e sucessos de outros herdeiros dos mestres, como Almir Guineto, Luiz Carlos da Vila, Xande de Pilares e Zeca Pagodinho.

As Matriarcas estrearam em uma live, em maio, no Museu do Samba, fundado por Nilcemar, que também formou o quarteto.

— É mais que um grupo musical. É a oportunidade de levar à frente lutas como a valorização da mulher e o combate ao racismo — diz a gestora cultural.

Já para Geisa Keti o encontro é oportunidade de divulgar as obras dos mestres entre as novas gerações e reforçar a presença feminina nas rodas:

— Será a chance de mostrar músicas quase inéditas que papai compôs para projetos específicos, como “Clementina de Jesus no Vale dos Orixás” e “Quero morrer na Portela”.

Ingresso a R$ 40, pela plataforma Sympla.

-+=
Sair da versão mobile