MEC descarta ordem de inscrição como critério de desempate no Sisu; 488 mil estão inscritos

MEC (Ministério da Educação) descartou, nesta segunda-feira (1º), o uso do critério de antecedência de inscrição como fator de desempate do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Ou seja, para conseguir uma das vagas em disputa no ensino superior federal, não importa quem se inscreveu antes, mas sim a nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009.

 

De acordo com nota do MEC, a alteração nos critérios ocorreu por conta de problemas no acesso à banda larga, ocorridos na região Sudeste neste domingo (31). Os critérios de desempate serão:

 

# Redação.
# Linguagens.
# Matemática
# Ciências da Natureza.
# Ciências humanas.

 

Se mesmo com as notas houver empate, os candidatos empatados receberão a vaga. O Sisu seleciona candidatos para institutos e universidades federais com a nota do Enem 2009, estreou na última sexta-feira (29) e recebe inscrições até as 23h59 desta quarta-feira (3).

 

O sistema estreou com falhas e instabilidade. No primeiro dia apenas 45 mil conseguiram se inscrever no período das 6h às 23h59. Muitos internautas reclamaram do funcionamento do sistema ao UOL por meio de um grupo de discussão e do sistema de comunicação de erros. O sistema também teve funcionamento lento entre 6h e 9h30 da manhã do sábado. Segundo o MEC, no período da tarde de sábado, a taxa de inscrição se estabilizou e chegou a 18 mil por hora.

 

A inscrição deve ser feita pelo site sisu.mec.gov.br e vai até 3 de fevereiro, às 23h59 (horário de Brasília, DF). O resultado da primeira etapa será divulgado em 5 de fevereiro. Haverá mais duas oportunidades para inscrição: nos períodos de 15 a 20 de fevereiro e de 1º a 3 de março.

 

  • Como se inscrever
  • Para concorrer a uma das 47,9 mil vagas oferecidas é preciso preencher ficha pela internet, no horário das 6h às 23h59, informando seu número de inscrição no Enem 2009 e sua senha de acesso. Caso o candidato não lembre a senha, é possível recuperá-la pelo site. Consulte seu resultado no Enem 2009.

 

No site do Sisu é possível consultar as graduações oferecidas (na opção “Vagas”). O estudante deve escolher apenas uma única opção de instituição, curso, turno e modalidade de inscrição em que o estudante deseja concorrer. Durante esse período pode-se alterar a escolha, mas a inscrição que vale, para concorrer a uma vaga, é a final. Só podem participar candidatos que tenham feito o Enem 2009.

Diariamente, o sistema fornecerá as notas de corte de cada curso, baseadas nas inscrições do dia anterior. Assim, o estudante poderá verificar se tem a pontuação necessária para ingressar no curso desejado e, caso ele não tenha, poderá tentar outras opções de graduação.

Ao final de cada etapa de inscrição, os candidatos serão classificados de acordo com o desempenho. Para garantir as vagas, os aprovados deverão fazer matrícula. As informações sobre o registro acadêmico devem ser verificadas junto às faculdades.

 

Vagas

As oportunidades são oferecidas por 23 universidades federais e 26 instituições federais, além de uma universidade estadual –a Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense)– e a Escola Nacional de Ciência Estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Do total de vagas ofertadas, 17,4 mil são de graduações dadas no turno da noite, 6,6 mil são de cursos de engenharia e 9 mil são de cursos de tecnologia.

A nota final pode variar de acordo com o peso que cada instituição dá para cada uma das provas do Enem 2009 e com eventuais bônus de políticas de ações afirmativas. O resultado final é divulgado na página do Sisu, na web.

Veja outras informações no site do Sisu.

Fonte: UOL Educação

-+=
Sair da versão mobile