“A melhor coisa de ser uma menina é que agora eu não preciso fingir que sou um menino“. A frase que estampa a edição especial de janeiro da revista National Geographic pode parecer estranha para quem a lê desavisadamente, mas fica bem explicada quando aliada à imagem da capa, em que a menina Avery Jackson, de 9 anos, aparece em destaque.
no Hypeness
Avery nasceu menino e será a primeira transgênero a aparecer na capa da publicação. A revista em questão é um especial sobre gênero, que ouviu mais de 100 crianças e adolescentes ao redor do mundo sobre papéis de gênero, tentando abordar a questão de uma forma ampla.
O anúncio foi feito em primeira mão pela mãe da menina, através do Twitter:
We just published our historic special issue of @NatGeo on the #GenderRevolution. Get one at 1-800-777-2800.https://t.co/pXvHw5Kjz9 pic.twitter.com/jbjj48wb96
— Susan Goldberg (@susanbgoldberg) 15 de dezembro de 2016
“Estou tremendo tanto que mal consigo digitar. Obrigada por exibir Avery! #transébonito“, escreveu ela na rede social, em uma mensagem que foi retweetada mais de 200 vezes.
Pouco depois, foi a vez do perfil do Instagram da revista se manifestar sobre a publicação, em uma postagem que atingiu mais de 240 mil curtidas, além de diversos comentários de apoio.
De acordo com o Distractify, a editora chefe da revista, Susan Goldberg, comentou que um dos principais temas relatados pelas crianças ao redor do mundo foi a falta de igualdade de gêneros. Segundo ela, meninas de 9 anos de diversas regiões ainda veem seu potencial limitado apenas por terem nascido mulheres.
O especial sobre gênero deve estar disponível para compra a partir do dia 27 de dezembro. Até lá, o site da revista disponibiliza uma prévia do que será abordado na edição neste link.