Morre João W. Nery, escritor trans pioneiro no Brasil, aos 68 anos

O psicólogo e escritor carioca lutava contra um câncer no cérebro relatado em suas redes sociais

Por FELIPE CARVALHO, da Revista Marie Claire

João W. Nery (Foto: Reprodução/Facebook)

O psicólogo e escritor transexual João W. Nery morreu nesta sexta-feira (26), vítima de um câncer no cérebro que começou nos pulmões devido ao uso prolongado de cigarros. Ele estava internado no Complexo Hospitalar de Niterói, no Rio de Janeiro, e veio a óbito às 16h. A informação foi confirmada pelo amigo Lucas Ávila.

João finalizou recentemente finalizou um livro sobre vivências de pessoas transexuais na terceira idade, o Velhice Transviada, que tem previsão para ser publicado em março de 2019 e é autor de outros dois títulos, a autobiografia Viagem Solitária: Memórias de um Transexual 30 Anos Depois Vidas Trans.

“Ele teve uma melhora recentemente e a gente estava achando que o João vinha para casa, mas piorou nesta madrugada. Hoje percebemos que ele não estava bem até que faleceu quase no final da tarde. Até o último momento ele estava sempre ocupado com o próximo livro e tinha acabado de finalizar o Velhice“, disse Sheila Salewski, mulher do escritor, em entrevista à Marie Claire.

No Facebook, ele havia anunciado que o câncer que enfrentava havia atingido o cérebro. No depoimento, o carioca de 68 anos pedia para que a luta pelos direitos LGBTQI continuasse.

“Aviso: Meus querid@s, o câncer chegou no meu cérebro. Por isso quero prepará-l@s. Continuem a nossa luta por nossos direitos, se unam, não oprimam os nosso irmãos oprimidos ,já por tanta transfobia e sofrimento. Um transmasculino não precisa ser sarado, nem ter barba, nem se hormonizar ou ter penis e se operar. Basta saber quem são e que se sentem do gênero masculino. Vamos nos respeitar, nos unir, nos fortalecer e, sobretudo, ensinar aos homens cis o que é ser um homem sem medo do feminino. Espero ainda está aqui por algum tempo, mas sei até quando”, começou ele.

“Obrigado por todos que pediram pela minha saúde, mas eu também fui responsável pelo meu destino. Agradeço poder ter ajudado a tantos que estavam perdidos no meio da escuridão.Sei que outros iluminaram os seus caminhos. Façam grupos, ampliem a rede, se orgulhem de ser trams. Faremos um novo mundo! Mais humano, sem machismo, preconceito ou misogenia. Votem em candidatos que defendam os direitos LGBT. Breve estarei terminando meu novo livro “Velhice Transviada. onde falo do transvelho que sou e tb de depoimentos e outr@s tansidosos. Tema inédito na literatura brasileira. Não sei se viverei até o lançamento, mas comprem, leiam e divulguem. Ainda não sei a editora. Beijos no coração de todos e não se acovardem. Ser o que somos não tem preço, Viver uma mentira nos enlouquece”, finalizou ele.

Nery, nascido Joana, foi o primeiro transexual masculino a passar por cirurgia de readequação sexual no Brasil, em 1977.

+ sobre o tema

As diásporas da b¡cha preta

A descoberta da sexualidade pelos homens negros, e aqui...

ONG conclui primeira edição de programa de capacitação a jovens LGBTs+

Embaixadorxs capacitou em empreendedorismo social e liderança 26 jovens...

Jovens indígenas incluem pauta LGBT no debate

Juventude discute a questão LGBT e pretende levar o...

Argentina tem primeira condenação por crime de ódio contra transexual

Gabriel David Marino foi condenado à prisão perpétua por...

para lembrar

Marlye Cantora e o sonho de ser professora e artista são destaque do mês no Museu da Pessoa

Criada por sua mãe, Marlye cresceu com dois sonhos:...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos concursos públicos. A proposta de renovação apresentada pelo governo Lula e elaborada de forma interministerial tem sofrido...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto e último painel da terceira sessão do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, nesta semana na...
-+=