MULTIMÍDIA

grupo Multimídia Geledés

Quem Somos?

Formação multimídia, de Geledés Instituto da Mulher Negra tem como objetivo preparar jovens negros da cidade de São Paulo, para o mercado de trabalho, estimulando a produção de conteúdos em areas de raça e gênero em diferentes areas da comunicação.

A metodologia se pauta em formações teóricas e práticas que proporcionarão aos participantes um amplo repertório técnico, cultural e jornalístico, voltado para a população negra e inserção no mercado de trabalho.

Reportagens

Podcasts

Documentários

PROJETOS

Reportagens

Podcasts

Documentários

Coletivo Narrativas

Narrativa de Mulheres no Hip-Hop A Moda como forma de expressão

Projeto 2082

Legados do Movimento Negro

DOCENTES

Ana do Carmo

Diretora e Roterista

Ana do Carmo é diretora e roteirista baiana, vencedora de mais de 20 prêmios. É sócia-fundadora da Saturnema Filmes e realizou curtas exibidos em 10 países. Foi selecionada para o Colaboratório Criativo da Netflix, trabalhou como roteirista em uma série para a Amazon Studios e atualmente desenvolve um longa-metragem para a Warner Bros

Dani Mattos

Relações Públicas

Relações Públicas, com foco em Diversidade e Pós graduanda em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional pela USP (Universidade de São Paulo). Trabalhou em agências para marcas como Avon, Netflix, Havaianas e na Comunicação Institucional da Whirlpool.

Jefferson Barbosa

Jornalista

Escreve um ensaio biográfico sobre Mãe Beata de Yemanjá, integra a Coalizão Negra por Direitos e fundou o PerifaConnection e a Voz da Baixada, também colabora para veículos como Quatro cinco um e Folha de S. Paulo

Luana Rocha

Roterista

Atualmente é coordenadora de roteiro de não-ficção da produtora A Fábrica (RJ). Desenvolve a série documental Pretas Lutas, aprovada no SPCine em 2021. É ainda líder do Docudramas: Núcleo Criativo Fabular para desenvolvimento de dois roteiros de doc-ficção, aprovado também na SPCine.

Semayat

Jornalista

Formada pela Universidade Metodista de São Paulo, em 2010, Semayat é cofundadora do site jornalístico Nós, mulheres da periferia, consultora jornalística no podcast Mano a Mano, liderado pelo rapper Mano Brown, e uma apaixonada pela literatura, tendo, recentemente, se reconhecido como uma escritora.

Winnie Bueno

Mestra em Direito

Iyalorixá, ativista, mestra em Direito (Unisinos) e Doutoranda em Sociologia (UFRGS). Autora do livro “Imagens de Controle - Um conceito do pensamento de Patricia Hill Collins''. Também produz conteúdos nas redes sociais voltados a disseminação do pensamento feminista negro. Atua como consultora em diversidade, gênero e raça

Viviane A. Pastiche

Cinema Negro Crítico

Viviane Pistache é preta das Gerais. Atua como pesquisadora, crítica, curadora, júri e roteirista com passagem pela Casa de Criação e Cinema, O2Filmes e atualmente Globo. Graduada pela UFMG e doutoranda pela USP. Formação em roteiro e Direção pela AIC.

Bianca Santos

Guitarrista

Residente em Itaquera, zona leste de São Paulo. Guitarrista, roadie, técnica de som (cinema, shows e eventos). Estudou linguagem cinematográfica na Escola São Paulo de Economia Criativa em 2014 e em 2016 cursou fundamentos de áudio e acústica no IAV. Desde 2019 é arte-educadora no núcleo de áudio no Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, onde se formou em 2012.

Éderson Guilherme

Editor

Editor, finalizador e colorista, possui formação em Imagem e Som (UFSCar) e Ciência da Computação (FATECE). Atua no setor de pós-produção audiovisual e produção audiovisual para educação (EaD).

JOEL ZITO ARAÚJO

Diretor, roteirista, produtor-executivo

conhecido por tematizar o negro na sociedade brasileira, sua obra inclui o livro e filme A Negação do Brasil, ganhador do É Tudo Verdade em 2001, o longa ficcional As Filhas do Vento (2005), ganhador do Festival de Tiradentes e de 8 Kikitos no Festival de Gramado, os docs Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado (2009), RAÇA (2013) e MEU AMIGO FELA (2019), com vários prêmios internacionais.

Luciana Pareja Norbiato

Artista, designer artesanal, filósofa e jornalista

Formada em Filosofia (FFLCH-USP), cursou Artes Cênicas - Bacharelado em Interpretação (CAC-ECA-USP). Iniciou sua carreira jornalística na Folha de S. Paulo - Ilustrada (2000). Foi repórter de artes visuais e comportamento e subeditora da revista seLecT (2013-2017).

Tainah Pereira

nternacionalista e mestra em Ciência Política

tem 28 anos e é carioca da Zona Norte. Internacionalista e mestra em Ciência Política, Tainah pesquisa sobre temas relacionados à Geopolítica do Desenvolvimento. Desde 2018, faz parte do movimento Mulheres Negras Decidem, no qual ocupa atualmente a função de Coordenadora Política

Thiago Fernandes

Comunicação de rua e ativista (TV UNEAFRO)

Thiago Fernandes,41 anos,pcd, negro e pai. Iniciou a sua carreira em 2004, logo após se tornar uma pessoa com deficiência. Levando a vivência de quebrada, hiphopiana e preta, ingressou nas oficinas de vídeo e fotografia de Diadema. Sendo co-fundador da Pitan Filmes que durou entre 2005 e 2011, hoje grandes amigos. Foi articulador comunitário do Ponto de Cultura Comunidade Audiovisual-Diadema(2008-2012) , adquiriu vivências para a realização de audiovisual em teia e com pouco orçamento. É co-Fundador da produtora Toco Filmes, juntamente com o cineasta paraibano Tiago A. Neves e passaram a realizar diversas atividades de audiovisual no "Meio do Mundo". Nome do festival de cinema internacional e itinerante FESTCIMM, Festival Internacional de Cinema no Meio Do Mundo, onde Thiago produz aqui em SP. Recentemente a produtora Toco Filmes, e projeto CIMM lançaram ao mundo o longa metragem "Cervejas no Escuro" na 26°Mostra de Cinema de Tiradentes. Toco Filmes é umas das mais de 250 organizações que integram a Coalizão Negra por Direitos. É associado da Apan- Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro desde 2017. Em 2016, durante a realização de um Sarau nas lutas da vida, conheceu o professor e militante Douglas Belchior, do movimento negro UNEafro Brasil. Onde passou a frequentar e registrar as ações dessa organização. Em 2019, durante um protesto organizado pela UNEafro, fundamos a TVUNEafro, com matérias de rua, em quilombos e salas de aula. Contribui com o audiovisual da Coalizão Negra por Direitos, em destaque a campanha humanitária TEM GENTE COM FOME-Dá de comer, onde realizou diversas peças de grande circulação dessa campanha.

Carla de Oliveira Tôzo

jornalista

mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, doutoranda em Comunicação pelo PPGCOM-ECA-USP, professora universitária. Foi repórter freelancer em revistas cobrindo temas ligados à beleza, saúde e estética.

Cajuina

Estúdio

A Cajuína é um estúdio que atua em projetos autorais e comerciais nas áreas de design, direção de arte e audiovisual. Desde 2010 buscam protagonizar ou participar de projetos associados às causas que marcam suas vivências e desenvolvem pesquisas nas áreas de identidade de raça e gênero, ocupação da cidade, política e saúde mental.

Joyce Prado

Diretora, roteirista e fundadora da Oxalá Produções

Fundadora da Oxalá Produções, empresa focada em conteúdos sobre a cultura e comunidade afro-brasileira e diaspórica. Em 2020, estreia seu primeiro longa, Chico Rei entre Nós (doc, 2020) na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo,recebendo Menção Honrosa do Júri e premiado como Melhor Documentário Nacional pela escolha do público.

Mariane Nunes

Diretora de fotografia e artista visual

É membra associada da APAN - Associação de Profissionais do Audiovisual Negro e colaboradora do DAFB - Coletivo de Mulheres e Pessoas Transgênero do Dep. de Fotografia do Brasil. Foi da gestão do NCN - Núcleo de Consciência Negra de São Paulo e fundadora do coletivo de artes OPÁ Negra.

Victor Crispim

Iilustração, animação e montagem

Um rapaz comum com sua bicicleta em busca de liberdade e contribuição na busca essencial de outras pessoas que cruzam seu caminho e vice-versa. Seja através do Coletivo Nóiz Anima lá no Itaim Paulista, ou do Estúdio Pião Kamikaze em Pinheiros, ou do Instituto Criar no Bom Retiro, lecionando não só ilustração, animação e montagem, mas também arte, audiovisual, pós-produção e cinema.

Crica Monteiro

artista multimídia

Amante incondicional das artes visuais. Apaixonada por cores. Fascinada pela cultura e a arte urbana. Assim é Crica Monteiro, artista brasileira multimídia que conseguiu unir suas habilidades artísticas através do graffiti, da ilustração, do design e da criação de conteúdo fazendo a união de todas essas coisas. A sua arte visual é alegre, contagiante e otimista, usa e abusa das cores.

Jaqueline Lima Santos

Antropologa

Consultora de projetos de Geledés Instituto da Mulher Negra. Tem doutorado em Antropologia Social pela Unicamp e é Harvard Alumni Fellow.

Leonard Rentería Vallecilla

Psicólogo

Psicólogo de profesión universidad Antonio Nariño Productor audiovisual - Comunicador Comunitario Director Corporación Eleggua Comunicación, Acción y Producción Líder Social por más de 10 años enfocado en Derechos Humanos, Antiracismo y Protesta Social

Rodrigo Espíndola

Alquimista Audiovisual

Fazedor de filmes, produtor cultural e alquimista audiovisual. Formado pela Universidade Federal de São Carlos e curioso não acadêmico pelas relações entre arte e psicologia analítica. Trabalhou com diversas produtoras e centros culturais de São Paulo, São Carlos, Belo Horizonte e Araraquara;

VIVIANE FERREIRA

Diretora-presidente da Spcine

Advogada, ativista negra e cineasta. Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), presidiu a Comissão de Seleção Brasileira 2021 do Oscar®, que escolhe o representante brasileiro na Academia.

-+=