MULTIMÍDIA

grupo Multimídia Geledés

Quem Somos?

Formação multimídia, de Geledés Instituto da Mulher Negra tem como objetivo preparar jovens negros da cidade de São Paulo, para o mercado de trabalho, estimulando a produção de conteúdos em areas de raça e gênero em diferentes areas da comunicação.

A metodologia se pauta em formações teóricas e práticas que proporcionarão aos participantes um amplo repertório técnico, cultural e jornalístico, voltado para a população negra e inserção no mercado de trabalho.

Reportagens

Podcasts

Documentários

PROJETOS

Reportagens

Podcasts

Documentários

Coletivo Narrativas

Narrativa de Mulheres no Hip-Hop A Moda como forma de expressão

Projeto 2082

Legados do Movimento Negro

DOCENTES

Ana do Carmo

Diretora e Roterista

Ana do Carmo é diretora e roteirista baiana, vencedora de mais de 20 prêmios. É sócia-fundadora da Saturnema Filmes e realizou curtas exibidos em 10 países. Foi selecionada para o Colaboratório Criativo da Netflix, trabalhou como roteirista em uma série para a Amazon Studios e atualmente desenvolve um longa-metragem para a Warner Bros

Dani Mattos

Relações Públicas

Relações Públicas, com foco em Diversidade e Pós graduanda em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional pela USP (Universidade de São Paulo). Trabalhou em agências para marcas como Avon, Netflix, Havaianas e na Comunicação Institucional da Whirlpool.

Jefferson Barbosa

Jornalista

Escreve um ensaio biográfico sobre Mãe Beata de Yemanjá, integra a Coalizão Negra por Direitos e fundou o PerifaConnection e a Voz da Baixada, também colabora para veículos como Quatro cinco um e Folha de S. Paulo

Luana Rocha

Roterista

Atualmente é coordenadora de roteiro de não-ficção da produtora A Fábrica (RJ). Desenvolve a série documental Pretas Lutas, aprovada no SPCine em 2021. É ainda líder do Docudramas: Núcleo Criativo Fabular para desenvolvimento de dois roteiros de doc-ficção, aprovado também na SPCine.

Semayat

Jornalista

Formada pela Universidade Metodista de São Paulo, em 2010, Semayat é cofundadora do site jornalístico Nós, mulheres da periferia, consultora jornalística no podcast Mano a Mano, liderado pelo rapper Mano Brown, e uma apaixonada pela literatura, tendo, recentemente, se reconhecido como uma escritora.

Winnie Bueno

Mestra em Direito

Iyalorixá, ativista, mestra em Direito (Unisinos) e Doutoranda em Sociologia (UFRGS). Autora do livro “Imagens de Controle - Um conceito do pensamento de Patricia Hill Collins''. Também produz conteúdos nas redes sociais voltados a disseminação do pensamento feminista negro. Atua como consultora em diversidade, gênero e raça

Viviane A. Pastiche

Cinema Negro Crítico

Viviane Pistache é preta das Gerais. Atua como pesquisadora, crítica, curadora, júri e roteirista com passagem pela Casa de Criação e Cinema, O2Filmes e atualmente Globo. Graduada pela UFMG e doutoranda pela USP. Formação em roteiro e Direção pela AIC.

Bianca Santos

Guitarrista

Residente em Itaquera, zona leste de São Paulo. Guitarrista, roadie, técnica de som (cinema, shows e eventos). Estudou linguagem cinematográfica na Escola São Paulo de Economia Criativa em 2014 e em 2016 cursou fundamentos de áudio e acústica no IAV. Desde 2019 é arte-educadora no núcleo de áudio no Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, onde se formou em 2012.

Éderson Guilherme

Editor

Editor, finalizador e colorista, possui formação em Imagem e Som (UFSCar) e Ciência da Computação (FATECE). Atua no setor de pós-produção audiovisual e produção audiovisual para educação (EaD).

JOEL ZITO ARAÚJO

Diretor, roteirista, produtor-executivo

conhecido por tematizar o negro na sociedade brasileira, sua obra inclui o livro e filme A Negação do Brasil, ganhador do É Tudo Verdade em 2001, o longa ficcional As Filhas do Vento (2005), ganhador do Festival de Tiradentes e de 8 Kikitos no Festival de Gramado, os docs Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado (2009), RAÇA (2013) e MEU AMIGO FELA (2019), com vários prêmios internacionais.

Luciana Pareja Norbiato

Artista, designer artesanal, filósofa e jornalista

Formada em Filosofia (FFLCH-USP), cursou Artes Cênicas - Bacharelado em Interpretação (CAC-ECA-USP). Iniciou sua carreira jornalística na Folha de S. Paulo - Ilustrada (2000). Foi repórter de artes visuais e comportamento e subeditora da revista seLecT (2013-2017).

Tainah Pereira

nternacionalista e mestra em Ciência Política

tem 28 anos e é carioca da Zona Norte. Internacionalista e mestra em Ciência Política, Tainah pesquisa sobre temas relacionados à Geopolítica do Desenvolvimento. Desde 2018, faz parte do movimento Mulheres Negras Decidem, no qual ocupa atualmente a função de Coordenadora Política

Thiago Fernandes

Comunicação de rua e ativista (TV UNEAFRO)

Thiago Fernandes,41 anos,pcd, negro e pai. Iniciou a sua carreira em 2004, logo após se tornar uma pessoa com deficiência. Levando a vivência de quebrada, hiphopiana e preta, ingressou nas oficinas de vídeo e fotografia de Diadema. Sendo co-fundador da Pitan Filmes que durou entre 2005 e 2011, hoje grandes amigos. Foi articulador comunitário do Ponto de Cultura Comunidade Audiovisual-Diadema(2008-2012) , adquiriu vivências para a realização de audiovisual em teia e com pouco orçamento. É co-Fundador da produtora Toco Filmes, juntamente com o cineasta paraibano Tiago A. Neves e passaram a realizar diversas atividades de audiovisual no "Meio do Mundo". Nome do festival de cinema internacional e itinerante FESTCIMM, Festival Internacional de Cinema no Meio Do Mundo, onde Thiago produz aqui em SP. Recentemente a produtora Toco Filmes, e projeto CIMM lançaram ao mundo o longa metragem "Cervejas no Escuro" na 26°Mostra de Cinema de Tiradentes. Toco Filmes é umas das mais de 250 organizações que integram a Coalizão Negra por Direitos. É associado da Apan- Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro desde 2017. Em 2016, durante a realização de um Sarau nas lutas da vida, conheceu o professor e militante Douglas Belchior, do movimento negro UNEafro Brasil. Onde passou a frequentar e registrar as ações dessa organização. Em 2019, durante um protesto organizado pela UNEafro, fundamos a TVUNEafro, com matérias de rua, em quilombos e salas de aula. Contribui com o audiovisual da Coalizão Negra por Direitos, em destaque a campanha humanitária TEM GENTE COM FOME-Dá de comer, onde realizou diversas peças de grande circulação dessa campanha.

Carla de Oliveira Tôzo

jornalista

mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, doutoranda em Comunicação pelo PPGCOM-ECA-USP, professora universitária. Foi repórter freelancer em revistas cobrindo temas ligados à beleza, saúde e estética.

Cajuina

Estúdio

A Cajuína é um estúdio que atua em projetos autorais e comerciais nas áreas de design, direção de arte e audiovisual. Desde 2010 buscam protagonizar ou participar de projetos associados às causas que marcam suas vivências e desenvolvem pesquisas nas áreas de identidade de raça e gênero, ocupação da cidade, política e saúde mental.

Joyce Prado

Diretora, roteirista e fundadora da Oxalá Produções

Fundadora da Oxalá Produções, empresa focada em conteúdos sobre a cultura e comunidade afro-brasileira e diaspórica. Em 2020, estreia seu primeiro longa, Chico Rei entre Nós (doc, 2020) na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo,recebendo Menção Honrosa do Júri e premiado como Melhor Documentário Nacional pela escolha do público.

Mariane Nunes

Diretora de fotografia e artista visual

É membra associada da APAN - Associação de Profissionais do Audiovisual Negro e colaboradora do DAFB - Coletivo de Mulheres e Pessoas Transgênero do Dep. de Fotografia do Brasil. Foi da gestão do NCN - Núcleo de Consciência Negra de São Paulo e fundadora do coletivo de artes OPÁ Negra.

Victor Crispim

Iilustração, animação e montagem

Um rapaz comum com sua bicicleta em busca de liberdade e contribuição na busca essencial de outras pessoas que cruzam seu caminho e vice-versa. Seja através do Coletivo Nóiz Anima lá no Itaim Paulista, ou do Estúdio Pião Kamikaze em Pinheiros, ou do Instituto Criar no Bom Retiro, lecionando não só ilustração, animação e montagem, mas também arte, audiovisual, pós-produção e cinema.

Crica Monteiro

artista multimídia

Amante incondicional das artes visuais. Apaixonada por cores. Fascinada pela cultura e a arte urbana. Assim é Crica Monteiro, artista brasileira multimídia que conseguiu unir suas habilidades artísticas através do graffiti, da ilustração, do design e da criação de conteúdo fazendo a união de todas essas coisas. A sua arte visual é alegre, contagiante e otimista, usa e abusa das cores.

Jaqueline Lima Santos

Antropologa

Consultora de projetos de Geledés Instituto da Mulher Negra. Tem doutorado em Antropologia Social pela Unicamp e é Harvard Alumni Fellow.

Leonard Rentería Vallecilla

Psicólogo

Psicólogo de profesión universidad Antonio Nariño Productor audiovisual - Comunicador Comunitario Director Corporación Eleggua Comunicación, Acción y Producción Líder Social por más de 10 años enfocado en Derechos Humanos, Antiracismo y Protesta Social

Rodrigo Espíndola

Alquimista Audiovisual

Fazedor de filmes, produtor cultural e alquimista audiovisual. Formado pela Universidade Federal de São Carlos e curioso não acadêmico pelas relações entre arte e psicologia analítica. Trabalhou com diversas produtoras e centros culturais de São Paulo, São Carlos, Belo Horizonte e Araraquara;

VIVIANE FERREIRA

Diretora-presidente da Spcine

Advogada, ativista negra e cineasta. Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), presidiu a Comissão de Seleção Brasileira 2021 do Oscar®, que escolhe o representante brasileiro na Academia.

-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.