Na Rússia, “sair do armário” pode virar crime sob pena de multa ou até prisão

Se for aprovada, declaração pública sobre sexualidade homoafetiva poderá render multa de 300 reais ou até 15 dias de prisão

Por André Nicolau Do Catraca Livre

Tramita no parlamento russo uma lei que poderá punir – com multas ou prisões – qualquer pessoa que “saia do armário” para manifestar seu sexualidade publicamente. A notícia foi divulgado pelo jornal local “Izvestia” e ganhou repercussão mundial.

Se aprovada, a proposta será complementada à legislação já existente que veta “propagada de relações sexuais não-tradicionais” para menores de 18 anos, que foi aprovada em 2013. A decisão do parlamento, que na Rússia é conhecido como Duma, gerou uma série de críticas ao redor do mundo por ser considerada “uma ferramenta de discriminação que legitima a violência contra LGBTs”, de acordo com a organização Human Rights Watch.

De acordo com a nova proposta, pessoas de “orientação sexual não-tradicional” poderão receber multas de 5 mil rublos (por volta de R$ 300) se “demonstrarem as próprias preferências sexuais em lugares públicos”. Em lugares como escolas, estabelecimentos culturais ou edifícios governamentais, a pena seria de até 15 dias de prisão.

Educação moral 

Em entrevista ao jornal Izvestia, os autores da proposta justificaram a criação do projeto, alegando restabelecer os valores morais da opinião pública russa.“Acredito que o problema que atacamos é uma das questões mais urgentes, já que trata de um dos males sociais de nossa sociedade e lida com a educação moral da próxima geração”, Nikitchuk declarou ao Izvestia. “Biologicamente, não reproduzir é o mesmo que a morte, e nesse sentido a homossexualidade é uma ameaça letal para toda a humanidade.”

Queda do muro: aumento da homofobia 

Segundo pesquisa recente, realizada pela organização independente russa, Levada Center, o percentual de pessoas que desejam a exclusão da população LGBT no país aumentou após o fim da URSS:

– 37% acredita que a população LGBT deveria ser isolada da sociedade. O resultado de hoje registra um aumento de 28 % em relação a 1989.

– 21% afirma que a população LGBT deveria ser liquidada nos dias atuais.

+ sobre o tema

Homofobia na UFCA e o ódio o feminino – Por Jarid Arraes

Discursos de ódio e casos de racismo, homofobia e...

Filha de Raúl Castro lidera conga anti-homofobia em Havana

Fantasiados de havaianas e abraçados em bandeiras com as...

Pastor que fazia ‘cura gay’ é preso por abuso sexual de dois homens

Reverendo Ryan J. Muehlhauser pode pegar até dez anos...

Homofobia e violência no Sukiya

Jovem foi intimidado e agredido por garçom do restaurante...

para lembrar

Alunos de colégio em Brasília sofrem ataques racistas em torneio de futsal

A Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima afirma que...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Alunos de colégio em Brasília sofrem ataques racistas em torneio de futsal

A Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima afirma que estudantes do colégio Galois chamaram seus alunos de "macaco", "filho de empregada" e "pobrinho" durante...

Pedidos de isenção de taxa no Enem 2024 começam nesta segunda (15); veja datas

Começa nesta segunda-feira (15) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2024. O prazo vai até 26 de abril. Os interessados...
-+=