New York Times corrige 161 anos depois artigo sobre personagem de ‘12 anos de escravidão’

Jornal americano grafou de forma errada o nome de Solomon Northup

O “New York Times” corrigiu um artigo escrito há 161 anos, graças a um usuário do Twitter que resolveu procurar por notícias da época em que se passa a história de “12 anos de escravidão”, vencedor do prêmio de melhor filme no Oscar 2014. O internauta percebeu que o jornal errou o nome do personagem principal da trágica história duas vezes, como esclarece a correção publicada nesta terça-feira.

“Um artigo de 20 de janeiro de 1853, contando a história de Solomon Northup, cujo livro de memórias ‘12 anos de escravidão’ se tornou um filme 160 depois e ganhou o Oscar no último domingo, grafou de forma errada o sobrenome como Northrop. E no título escreveu Northrup. Os erros foram descobertos na segunda-feira, quando um usuário do Twitter encontrou o artigo nos arquivos do Times”, esclarece o texto.

Em 20 de janeiro de 1863, o jornal americano publicou uma notícia sobre Solomon Northup, um afro-americano livre que foi sequestrado em Nova York e vendido como escravo no sul dos EUA. No artigo, o jornal diz que “obteve o relato das circunstâncias da captura e recuperação do negro Solomon Northup” e que ele “foi obrigado a praticar atos revoltantes para a humanidade e ultrajantes no mais alto grau”.

solomon2

O caso de Northup voltaria às páginas do New York Times quando o livro foi lançado: “Messrs, Derby & Miller anunciam, entre seus próximos lançamentos, ‘12 anos de escravidão: A história de Solomon Northup’. Leitores do Daily Times se lembrarão da breve narrativa que apareceu nessas colunas na época da libertação de Northup. Uma pessoa curiosa, e sem dúvida competente, teve o cuidado de obter do negro a história completa de sua vida e sofrimentos na plantação de algodão; e ela preenche um volume robusto. Ele será muito lido.”

Fonte: O Globo

-+=
Sair da versão mobile