No dia D, Romney e Obama ainda disputam votos

por Rodolfo Borges

Uma eleição em aberto. As pesquisas de intenção de voto em nível nacional dão pequena vantagem ao presidente Barack Obama (49% a 48%), mas os Estados Unidos chegam ao dia da votação que escolherá o próximo presidente do pais sem noção dos resultados em pelo menos quatro estados, que devem ser decisivos para a escolha do próximo homem a frequentar a Casa Branca.

Pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta segunda-feira mostra Obama liderando por quatro pontos em Ohio, tido como o estado que vai definir esta eleição. O democrata, que passou por Ohio nesta segunda-feira, tem 50% das intenções de voto no estado, contra 46% do republicano Mitt Romney. Na Virgínia, por onde o republicano passou nesta segunda-feira, Obama lidera por 48% a 46%.

No Colorado, ainda segundo a pesquisa Reuters/Ipsos, Obama também tem 48% das intenções de voto, mas lidera por apenas um ponto. Já na Flórida, a vantagem é de Romney, por 48% a 47%. A disputa está tão apertada que os analistas resistem em fazer prognósticos sobre o resultado final.

Se as estimativas estiverem corretas (nas contas da CNN, Obama tem garantidos 237 dos 271 votos do Colégio Eleitoral necessários para a eleição, contra 206 de Romney), o republicano depende de uma vitória na Flórida (que tem 29 delegados) para permanecer na corrida. Além disso, Romney precisaria levar os 9 delegados do Colorado, os 13 da Virgínia (onde ele lidera), os 6 de Iowa, os 10 de Wisconsin e os 4 de New Hempshire. Assim, e apenas assim, a disputa poderia ser decidida em Ohio, que tem 18 delegados.

Agenda

Determinado a reverter a indicação das pesquisas, Romney continua em campanha no dia da eleição, ainda que de forma mais discreta. O republicano passa em Ohio e Pensilvânia depois de votar de manhã cedo na cidade de Belmont, Massachusetts, onde foi governador. Enquanto isso, o presidente Obama, que votou por antecipação, planeja jogar basquete em Chicago. É uma espécie de ritual pré-eleitoral. Quando desrespeitou a superstição, em novembro de 2008, Obama perdeu a disputa pela indicação democrata no estado de Indiana.

Fonte: Brasil 247

-+=
Sair da versão mobile