O Reisado: Expressão da Cultura de Base Africana no Cariri Cearense

Cicera Nunes

Doutora em Educação Brasileira – UFC

Docente da Universidade Regional do Cariri – URCA

Piedade Lino Videira

Doutora em Educação Brasileira – UFC

Docente da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

A população afrodescendente brasileira é protagonista de ricas e múltiplas experiências educativas que se dão no espaço da cidade. No entanto, a ausência de compreensão das suas características étnicas tem contribuído para a segregação social e espacial dessas populações e consequentemente gerado dificuldades no estabelecimento de políticas públicas culturais e educacionais de incentivo, promoção e valorização do seu patrimônio histórico e cultural. Neste artigo – recorte da pesquisa de Mestrado em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará /UFC intitulada O Reisado em Juazeiro do Norte – CE e os Conteúdos da História e Cultura Africana e Afrodescendente – buscamos refletir em torno da relação entre espaço urbano e afrodescendência enquanto um aspecto importante para compreendermos as especificidades da produção da cultura de base africana nas cidades brasileiras.

O lócus do estudo é o município de Juazeiro do Norte, cidade localizada na região Sul do Estado do Ceará e que concentra uma grande quantidade de manifestações culturais afrodescendentes, com destaque para os Reisados. Esta cidade sofreu um crescimento vertiginoso a partir dos anos iniciais do século XX em virtude do turismo religioso em torno do Padre Cícero o que atraiu uma população advinda de vários estados do Nordeste, dentre eles, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte. Parte dessas pessoas tem passado a residir na cidade considerada “A Meca do Sertão” o que tem modificado sobremaneira a cultura local. Nesse município, no bairro João Cabral, a população afrodescendente constrói uma cultura material, imaterial e simbólica norteada pelos conhecimentos advindos da cosmovisão africana.

O nosso interesse em realizarmos uma análise do lugar da cultura negra no espaço da cidade de Juazeiro do Norte e suas relações se justifica tendo em vista a necessidade de compreendermos os valores e dinâmicas preservadas por estas populações e as implicações destas práticas culturais nos processos de construção das identidades. A configuração cultural do bairro é transformada por estas experiências a partir dos sentidos que são produzidos neste território. Consideramos também importante a discussão em torno da implementação de políticas públicas que garantam a estabilidade e autonomia dos elementos dos repertórios culturais de matrizes africanas nas cidades brasileiras.

{rsfiles path=”Reisado_Cicera_Nunes_e_Piedade_L._Videira.pdf” template=”default”}

Fonte: Xiconlab

-+=
Sair da versão mobile