Olimpíadas 2012: Jaqueline Ferreira quebra recorde e faz história no levantamento de peso

Brasileira consegue a marca de 230 quilos e fica em oitavo lugar, superando a melhor marca do país na modalidade em Jogos Olímpicos

A brasileira Jaqueline Ferreira quebrou nesta sexta-feira, em Londres, o recorde brasileiro da categoria 75 quilos do levantamento de peso, com a marca de 230 quilos, somados o arranco e o arremesso. No primeiro, ela levantou 102 quilos, e no segundo, 128. Além disso, entrou para a história com o melhor resultado do país na modalidade, com o oitavo lugar, superando o nono de Maria Elizabete Jorge, na categoria até 48kg nos Jogos de Sidney, em 2000.

Competidora do Grupo B, considerado menos forte, Jaqueline ficou em segundo lugar, atrás apenas da camaronesa Madias Dodo Nzesso Ngake, que conseguiu 246 quilos. No somatório geral, porém, terminou na oitava posição.

Assim como seu técnico, o romeno Dragos Stanica, Jaqueline comemorou muito o levantamento de 128 quilos no arremesso, que consolidou o recorde brasileiro.

A medalha de ouro, com direito a recorde olímpico, ficou com Svetlana Podobedova, do Kazaquistão, com 291 quilos. A prata foi da russa Natalya Zabolotnaya, que também terminou com 291 quilos, mas alcançou a marca depois da campeã, e o bronze de Iryna Kulesha, da Bielorrúsia, com 269 quilos.

Além de Jaqueline, o Brasil tem um representante no levantamento de peso nas Olimpíadas: Fernando Saraiva, na categoria +105 quilos, que será disputada na terça-feira.

 

 

Fonte:  GloboEsporte

-+=
Sair da versão mobile