Olimpíadas 2012 : ‘Moussambani’ de 2012, remador do Níger é ovacionado pelos torcedores

Hamadou Djiko Issaça terminou a prova do skiff com um tempo mais de um minuto superior ao do atleta com a segunda pior marca da repescagem

Nas Olimpíadas de Sydney 2000, o nadador Eric Moussambani, da Guiné Equatorial, comoveu o público ao completar as eliminatórias dos 100m livre em 1m52s – o recorde mundial da prova é de 46s91, de Cesar Cielo. Em Londres 2012, Moussambani encontrou um sucessor no remo. Hamadou Djibo Issaka, do Níger, foi o remador mais aplaudido na repescagem do skiff neste domingo, ao terminar a prova em 8m39s66, tempo mais de um minuto superior ao do salvadorenho Roberto López, que fez a segunda pior marca, com 7m27s75. O brasileiro Anderson Nocetti, que também disputou a repescagem, fez 7m07s17. Para efeito de comparação, o atleta mais rápido nas eliminatórias foi o belga Tim Maeyens, com 6m42s52.

Issaka foi intensamente saudado pela torcida na reta final da prova. O atleta de 35 anos recebeu um convite do Comitê Olímpico Internacional destinado aos países menos desenvolvidos no esporte. Ele acredita que sua presença nos Jogos de Londres pode contribuir para o fortalecimento do remo no Níger.

– Eu só faço remo há três meses. Há muitas pessoas que querem começar a remar porque eu vim aos Jogos Olímpicos – disse Issaka à agência Reuters.

A torcida londrina ainda terá uma nova oportunidade de conferir Issaka em ação. Nesta terça-feira, ele disputa a semifinal E do skiff, que vai definir da 25ª à 33ª colocação na prova.

 

 

Fonte: GloboEsporte

-+=
Sair da versão mobile