Pai de Malala critica patriarcado e exalta o feminismo em pronunciamento inspirador

Ziauddin Yousafzai ainda falou da importância de criar os filhos com ideais voltadas para o feminismo

Da  MARIE CLAIRE

Ziauddin Yousafzai, pai de Malala Yousafzai, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz por sua luta pelo direito à educação de meninas e adolescentes no Paquistão, ganhou as redes ao se posicionar conta o patriarcado e a favor do feminismo em entrevista à Newsweek.

Em conversa com a repórter do Oriente Médio Arfa Shahid, que inclusive compartilhou o bate-papo em sua conta do Twitter, Yousafzai falou da importância de criar os filhos como feministas.
“Os direitos das mulheres não estão a critério dos homens”, disse. “São direitos.”

Em seguida Yousafzai explicou o quanto se sente envergonhada de ser um homem diante da maneira absurda como os homens têm tratados as mulheres. “O chauvinismo que mina ou rejeita as habilidades das mulheres é uma doença”, acrescentou.

Yousafzai, que foi um dos grandes apoiadores de Malala em sua luta, mencionou ainda como a cultura patriarcal do Paquistão é prejudicial às mulheres de todas as gerações. Ele também disse que mesmo os pais paquistaneses que vivem em sociedades ocidentais durante décadas têm reproduzido atitudes sexistas tradicionais com as filhas. “Sociedades patriarcais como as nossas são problemáticas.”

A entrevista aconteceu durante uma conferência dos direitos das mulheres no Oriente Médio.

-+=
Sair da versão mobile