Para lembrar: Em 1994, Solimar Carneiro questionava a PM por sua ação nos shows de rap na cidade de São Paulo

Solimar Carneiro com integrantes do Projeto Rappers /Foto: Arquivo Geledés/ Centro de Documentação e Memória Institucional de Geledés

Em 26 de novembro de 1994, os grupos MRN e Racionais MCs se apresentavam em um show no Anhangabaú. De acordo com depoimentos da época, a Polícia Militar considerou ofensivo o verso da música “O Homem na Estrada”, que dizia “não confio em polícia, raça do caralho”. A alegação da PM era de que os grupos estavam incitando a violência contra a polícia.

Esse evento gerou um importante debate, reunindo representantes da Polícia Militar, do movimento negro e rappers, na OAB, para discutir a relação entre os rappers e a PM. Na ocasião, os rappers questionaram o momento e a forma como a polícia interrompeu o show, e como isso estava se tornando frequente em suas apresentações.

Durante o encontro, Solimar Carneiro indagou a estratégia da PM em boicotar as apresentações dos grupos: “O incidente ocorre depois que as músicas já são conhecidas e tocam no rádio. Por que o procedimento não é o mesmo para outros estilos musicais?”.

O momento em que Racionais MCs foi levado para a delegacia pode ser assistido no documentário “Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo”, dirigido por Juliana Vicente.

-+=
Sair da versão mobile