População da APA do Curiaú aprova projeto Tambor no Quilombo

Moradores da Área de Proteção Ambiental (APA) do Curiaú participaram neste sábado, 14, no Centro Cultural da localidade, do projeto “Tambor no Quilombo: Turismo, Meio Ambiente, Cultura e Arte”. A finalidade é utilizar o Centro Cultural para dar visibilidade às potencialidades turísticas, valorizando a história e a cultura da comunidade local.

A programação, desenvolvida pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e pelos moradores da APA do Curiaú, contou com cultos, exposições de artes, artesanatos, além de apresentações de Marabaixo, Batuque, samba, capoeira, comercialização de artesanato e culinária.

A secretária da Setur, Helena Colares, explicou que essa já é a 3ª edição do projeto, que a cada encontro reúne mais simpatizantes. “O governo do Estado é comprometido com a população do Curiaú, o resultado disso vem desde a revitalização do espaço do Centro Cultural e, agora, os moradores podem utilizar o mesmo para entretenimento e ainda angariar renda através de seus artesanatos e gastronomia”, enfatizou a secretária.

A artesã Edigleuma Sangel declarou satisfação por mostrar para centenas de pessoas as peças confeccionadas com matéria-prima local. “O projeto nos ajudou a revelar ao público que veio participar do evento a importância de nosso trabalho, sem contar que aumentou ainda mais nossa renda”, comemorou a moradora.

A programação iniciou com o Culto Afrodescendente. Logo após aconteceram as apresentações culturais com danças afrodescendentes, Marabaixo e Batuque. Um espaço foi utilizado para funcionar como um pequeno salão de beleza, onde visitantes e moradores fizeram penteados afros.

 

 

Fonte: Correia Neto

-+=
Sair da versão mobile