Proibir famílias de zeladores de entrar na piscina do condomínio é ilegal

Rachkorsky diz que regra vale para trabalhadores que moram no prédio
O especialista responde dúvidas sobre o assunto no SPTV.

Do G1

Proibir famílias de zeladores que moram nos condomínios de usar a piscina ou a quadra do condomínio é ilegal, segundo o especialista Márcio Rachkorsky.

“Essa regra de que filho de zelador não pode usar a piscina ou a quadra é ilegal por mais que esteja escrito na convenção do condomínio. Quando um zelador mora no prédio, para os filhos dele, ali é a casa deles, então ele pode usar as áreas de lazer, mesmo que na convenção proíba. Se tiver isso é ilegal, é preconceito. Se você tem uma empregada que mora na sua casa, ali é o lar dela, então ela também pode usar as áreas de lazer. Agora, se ela vem e volta para casa dela, não” disse.

Apesar de estar na lei, muitos prédios proíbem que funcionários utilizem a piscina. Não é o caso de um condomínio em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, que decidiu mudar regra interna e permitiu que o filho do zelador usasse as áreas de lazer, como mostrou reportagem do SPTV desta terça-feira (11).

O zelador José Soares conta que seu filho, Carlos Soares, fez o pedido ao síndico para que pudesse frequentar a piscina.

“Para nós sempre foi assim e vai continuar sendo porque não dá para você gerar um preconceito, principalmente se falando de criança”, diz a subsíndica Sônia Maria Nunes.

Alguns moradores acham que a medida deve se estender para a família do zelador. “Ainda acho que a mãe e o pai deveriam participar também. São moradores do prédio e acho que não tem necessidade dessa separação”, afirma o maquiador e cabeleireiro Celmis Ferreira.

-+=
Sair da versão mobile