Projeto Raízes de Áfricas abre inscrições para 7º Encontro Etnicidades Brasil

Que Novembro é Esse?

O mês de novembro é historicamente ligado as comemorações da comunidade negra; memórias e histórias e celebrado como mês da consciência negra.

Alagoas é o Estado mais homofóbico do País. Alagoas é o estado com maior desigualdade racial do país. Alagoas é o estado mais violento do país. Alagoas é o estado com o maior número de analfabetos no país. E Alagoas “esquece” o humano que existe nos moradores da rua.
Como trabalhar, a partir da multiplicidade das crescentes desigualdades sociais na terra de Zumbi, uma consciência crítica buscando estimular o surgimento de outras vozes e novos sujeitos como possibilidades de desenvolvimento humano.

Como implantar uma atividade permanente de encontros entre os grupos, ditos minoritários, com o objetivo de discutir a poesia como compromisso social que traduza as multifacetadas representações e papéis sociais estabelecendo espaços para a reflexão sobre as diversas formas de discriminação é essa a meta do Projeto Raízes de Áfricas com a realização do 7º Encontro Etnicidades Brasil: Que Novembro é Esse? A Consciência de Novembro e a Poesia Marginalmente Alternativa. Dos becos do Mundo para o Universo das Alagoas”.

O referido Projeto busca investigar o lugar reservado à Literatura Marginal problematizando a inserção das temáticas negr@s LGBT, índi@s, deficientes, menores de rua, na literatura tradicional. Pretendemos trazer a atenção do público das ruas, bares e praças para um tipo de literatura que ainda vive a ditadura de padrões sociais pré-estabelecidos.

Com a parceria permanente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas Ministério da Igualdade Racial e Ministério da Educação/SECAD, BRASKEM entre outras o Projeto Raízes de Áfricas vem realizando ao longo do ano e de alguns novembros diversos Encontros Étnicos, como experiências de interlocução discursiva e propositiva com a sociedade alagoana e de outros estados da federação na busca do entendimento mais profundo sobre o panorama múltiplo de participação da sociedade contemporânea na revisão histórica e conceitual da arquitetura africana em terras alagoanas.

O Projeto: Que Novembro é Esse? A Consciência de Novembro e a Poesia Marginalmente Alternativa “Dos becos do Mundo para o Universo das Alagoas”, visa intermediar a relação entre a consciência de novembro e a consciência do “outro” SER, “marginalizado” no sentido político-cultural ao expor de forma positiva que diferenças, diversidade, alteridade culturais não significam inferioridade nem justificam um padrão único de comportamento.

O que é Poesia Marginal?

Poesia Marginal foi um movimento cultural fundado nos anos 70, como prática poética marcada pelo artesanal, por poetas e poetizas que queriam se expressar livremente em época de ditadura, buscando caminhos alternativos para distribuir poesia e revelar novas vozes poéticas.

Vale a pena possibilitar a reflexão sobre os significados sócio-culturais da ausência do envolvimento da literatura padrão com realidades cotidianas.

E além precisamos reinventar uma boa prosa para que vozes poéticas que são emudecidas possam encher cantos, recantos, encantos com as mais saudáveis diferenças.

Fonte: Cada Minuto

-+=
Sair da versão mobile