PT cresceu mesmo ‘sob saraivada do mensalão’, diz Gilberto Carvalho

Por: DIOGO ALCÂNTARA

Importante interlocutor político da presidente Dilma Rousseff, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, acredita que a maior conquista do PT foi conseguir a vitória ou levar candidatos ao 2º turno em meio ao julgamento do mensalão. Na avaliação do ministro, o desempenho do petista Fernando Haddad em São Paulo ao ir para o novo turno demonstra a força política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“O povo olha o conjunto (no caso mensalão). Quem acreditou no fim do Lula, deve rever seus conceitos”, disse o ministro. “O PT cresceu sob a saraivada do mensalão”, acrescentou Gilberto, comemorando o fato de PT e PMDB estarem entre as legendas com maiores vitórias nos municípios.
“Tivemos vitórias significativas ou idas para o 2º turno significativas”, avaliou Gilberto citando os resultados de Goiânia, São Paulo, Campinas, Fortaleza, Cuiabá e Salvador. O ministro pondera que houve “derrotas sentidas”. “Recife, por exemplo, nós estávamos no governo e perdemos por um erro interno”, citou o ministro.

Para o ministro, a derrota de Patrus Ananias (PT) em Belo Horizonte teve “sabor de vitória”. “Em Belo Horizonte foi uma derrota com sabor de vitória, reconstitui o partido, prepara o partido para um novo desafio”, disse. “Em Belo Horizonte, nos separamos daquela coisa de Aécio e Márcio Lacerda, aquela ambiguidade que não nos leva a nada”, acrescentou.

Na avaliação do ministro, as supostas aspirações do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, ao Planalto em 2014 são “especulação” e o crescimento do PSB não assusta. “O PSB foi a força que mais cresceu Não há fato que nos autorize a pensar que (o PSB) está deixando a base”, afirmou o ministro, que acrescenta que a aliança com o PMDB “sai fortalecida”.

 

 

Fonte: Terra

-+=
Sair da versão mobile