Racismo na Vice – ‘É por isso que todo mundo deveria transar com uma negra pelo menos uma vez na vida’

POR: ANA CAROLINA NUNES

Uma exaltação duvidosa à mulher negra foi feita pela versão brasileira da revista Vice, distribuída na Augusta, um dos maiores polos de hipsters (descolados) de que se tem notícia. Na seção “Dos & Don´ts”, que fica no site, foi publicada a foto de uma mulher negra usando uma camiseta dos Rolling Stones. A legenda: “É por isso que todo mundo deveria transar com uma negra pelo menos uma vez na vida. Mesmo que ela viva no depósito de uma bodega”. A foto foi replicada na página da Vice no Facebook. E muitos pensaram o que você acaba de pensar: Oi?!

A Vice é conhecida por abordar questões polêmicas abertamente e sem pudores. Suas fotos são escolhidas a dedo para provocar. Mas, desta vez, eles perderam a mão. É o que o povo está dizendo. Até o momento em que o post esteve no site (sim, eles tiraram a coisa do ar logo depois de solicitarmos entrevista), havia apenas 18 comentários. Apenas um elogiou a iniciativa. Os outros 17, todos fervorosos, classificaram a legenda como “racista”, “sem noção”, “lixo”, “escroto” e daí pra baixo. Chegaram até a ameaçar chamar a polícia. Não sabemos se algo nesse sentido foi feito. Mas muitas pessoas denunciaram o conteúdo racista para a administração do Facebook.

Uma dessas pessoas é a analista de mídias sociais Juliane Cintra. Assim que viu a publicação, ficou indignada, fez questão de compartilhar e denunciar. “Como mulher negra, me senti muito ofendida. Ouvimos há anos esse tipo de coisa, somos encaradas como objetos há milênios. No caso do post da Vice, acho que a agressão foi ainda mais chula. Eu senti nojo!”, afirma. Juliana está preparando uma carta aberta de repúdio à iniciativa ao lado de pessoas dos movimentos negro e feminista.

Há duas horas, a Vice publicou o seguinte:

“Pessoal, estamos cientes da ofensa causada por um post que traduzimos da gringa, mas já o apagamos. Pela nossa existência, perdão”.

Na boa? Eles estão tirando sarro da coisa toda. É nessas que você vê que por baixo das camisetas mais cool podem viver as pessoas mais conservadoras. Pessoas que ouvem bandas sensacionais, leem livros ótimos e assistem a filmes cabeça, mas pensam de um jeito muito tacanho. Elas poderiam fazer ótimas piadas, mas não sabem brincar.

 

 

Fonte: Jezebel

-+=
Sair da versão mobile