Recife: Negros elegem suas prioridades

Por: MIRTHYANI BEZERRA

Segundo estimativas da Diretoria de Igualdade Racial da Prefeitura do Recife, quase 60% da população recifense se considera negra. Um público que, na noite de ontem, durante a plenária de negros e negras do Orçamento Participativo (OP), realizada no Terminal Marítimo, no Bairro do Recife, teve a oportunidade de escolher as políticas públicas que serão implementadas para o segmento a partir do ano que vem. Foram eleitas as seguintes propostas: realização do curso sobre história da África e da cultura negra afro-brasileira para todos os funcionários da rede municipal de ensino; fortalecimento da política municipal de promoção da igualdade racial; e garantia de segurança e estrutura na entrega de oferendas, em locais públicos, pelas religiões de matriz africana.

 

O coordenador do OP, Augusto Miranda, afirmou que a plenária de negros e negras teve um dos mais ricos processos de construção da cédula de votação. “Essa cédula é resultado de um trabalho significante dos fóruns temáticos. Temos certeza que os próximos fóruns desse ciclo do OP trarão temas muito próximos da realidade dos negros e negras recifenses”, disse.

 

Na ocasião, a diretora de Igualdade Racial do Recife, Rosilene Rodrigues, prestou conta das ações realizadas a partir das demandas levantadas nas plenárias e fóruns temáticos anteriores. “Conseguimos formar o Conselho Municipal de Políticas para Igualdade Racial, consolidamos o Núcleo de Cultura Afro-brasileira e foi criado o Grupo de Trabalho em Educação das Relações Étnico Raciais (GTERE)”, pontuou.

 

Fonte: Folhape

-+=
Sair da versão mobile