SALVADOR: Exposição “Dia da Consciência Negra

A Fundação Pedro Calmon/Secult, através da Biblioteca Juracy Magalhães Junior (Rio Vermelho), em parceria com a ONG Omi-Dùdú, promove a exposição “Dia Nacional da Consciência Negra”, em homenagem ao 20 de Novembro, data em que se comemora a luta pela liberdade dos negros brasileiros. A mostra que está em cartaz até 30 de novembro, das 8h às 17h, expõe quadros e murais referentes ao tema nos corredores, nas escadarias e na entrada da Biblioteca.

Segundo a responsável pela exposição Maria José Leal, a decoração conta com gravuras que abordam a trajetória dos negros africanos, nos contextos religioso e cultural, além de mostrar a herança e as formas de resistência que estes trouxeram e utilizaram para se alinhar aos costumes dos brasileiros. Além dos objetos expostos, serão exibidos, também, textos sobre a história dos negros no Brasil. A ONG Omi-Dùdú cedeu objetos, fotos, tecidos, utensílios, dentre outros materiais para comporem a mostra. “Essa parceria com a Omi-DuDú já existe há 4 anos. No mês de março – Dia Internacional Contra a Discriminação Racial – e em novembro – Dia da Consciência Negra – preparamos uma exposição para relembrar as datas no calendário” explica Maria José Leal.

NOVEMBRO NEGRO – Todo o ano, a Fundação Pedro Calmon/Secult realiza uma série de atividades que tematizam as lutas e conquistas pela plena cidadania dos afro-brasileiros, através de ações literárias, exposições e muita dinamização nas bibliotecas públicas. Entre as atividades programadas está o Projeto “Segundas da Literatura Negra”, que destacará a produção literária de autores afro-descendentes. Todas as segundas feiras do mês, a partir do dia 08, um encontro com a literatura negra nas bibliotecas públicas. Confira a programação completa no site da FPC.

O 20 de Novembro – é uma data marcada em homenagem à morte do herói nacional, Zumbi dos Palmares (1695). Em diversas cidades do Brasil, a data é dedicada às manifestações de luta pela igualdade racial e também à reflexão sobre a presença do negro na sociedade.

Serviço:
O que: Exposição “Dia da Consciência Negra
Onde: Biblioteca Juracy Magalhães (Rio Vermelho)
Quando: Até 30 de Novembro das 8h às 17h.
Gratuito
Contato: (71) 3116-5360

Fonte: Portal da Cultura Negra

-+=
Sair da versão mobile