São Carlos: ATIVIDADES DO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA – NOVEMBRO 2010

 

ATIVIDADES DO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA SME – NOVEMBRO 2010

• Quão Negros Somos – Módulo II – de 11.04 à 04.12

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Teia – Casa de Criação, oferece no mês de novembro o segundo módulo do encontro de formação Quão Negros Somos. O primeiro módulo foi realizado em março de 2010 e este segundo momento visa consolidar as discussões sobre a temática da Educação para as Relações Étnico Raciais em propostas para ações em 2011. O módulo contará com relatos de experiências de implementação da lei 10639/03 e foi desenvolvido para contemplar tanto os que participaram do primeiro módulo, quanto novos participantes interessados na temática.
As inscrições podem ser feitas até 29.11 no email projetosespeciais.smec@gmail.com
Clique aqui para ver a programação detalhada. 

• Encontro entre Zulu Araújo, Educadores e Alunos da Rede Municipal de São Carlos. Dia 11.11, às 15 horas, na CEMEI Vicente Keppe

Zulu Araújo é presidente da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura e participará de atividade comemorativa do mês da consciência negra na CEMEI Vicente Keppe. A Fundação Palmares formula e implanta políticas públicas que têm o objetivo de potencializar a participação da população negra brasileira no processo de desenvolvimento, a partir de sua história e cultura. 

• Atividades Desenvolvidas nas Unidades Escolares da Rede Municipal:

CEMEI MONSENHOR ALCINDO SIQUEIRA
19/11
Apresentação do Grupo de Capoeira “Jangadeiros de Ouro” com a participação das crianças do Projeto Social ministrada pelo Mestre Taroba, na quadra da unidade escolar, às 15h.

CEMEI VICENTE P. ROCHA KEPPE
22/11
No período da manhã Apresentação de “Makulele” (O professor e os alunos do Programa Escola Nossa apresentarão a dança e darão uma aula sobre o tema).
No período noturno haverá uma Palestra com o tema “Antropologia” com o pesquisador Dagoberto José da Fonseca, que será aberta a toda comunidade escolar.
23/11
No período da tarde Apresentação de “Makulele” (O professor e os alunos do Programa Escola Nossa apresentarão a dança e darão uma aula sobre o tema).
24/11
No período da manhã, Apresentação do Projeto “Ginga” coordenado pela Profª. Carmelita Campos.
No período noturno haverá uma Palestra com o tema “História e Cultura dos Negros” com o historiador Vanderlen Amaral da Costa, que será aberta a toda comunidade escolar.
25/11
Projeto “Mostra de Saberes e Africanidades” – Apresentações culturais e exposições de trabalhos dos alunos.
26/11
No período da tarde, Apresentação do Projeto “Ginga” coordenado pela Profª. Carmelita Campos.
27/11
Projeto “Mostra de Saberes e Africanidades” – Apresentações culturais e exposições de trabalhos dos alunos.

UNIDADE – CEMEI JOSÉ MARRARA
19 e 20/11 – Realização de atividades internas em Comemoração ao mês da Consciência Negra, como apresentação de danças, atividades culinárias, contação de histórias e contos africanos.

UNIDADE – EMEB CARMINE BOTTA
Profª. Responsável – Kelly Aparecida Costa Fatorino
5ª A – Apresentação de uma dança e um teatro com a temática
8ª A – Encenação Teatral
Profª. Responsável – Kátia Schützer
8ª séries – Debates e/ou Palestras

UNIDADE – CEMEI JOÃO MUNIZ
Contações de Histórias voltada para a questão étnica racial, com apresentação de fantoches, bonecas negras e também a exposição do livro Menina Bonita do Laço de Fita.

UNIDADE – CEMEI VICTÓRIO REBUCCI
19/11– Os alunos de classe da Fase 6 da Profª. Dione de Castro Gadelha Vasconcellos apresentarão para os pais, uma encenação do livro Menina Bonita do Laço de Fita.

UNIDADE – CEMEI JOÃO JORGE MARMORATO
– Exposição dos trabalhos dos alunos realizados durante o ano: Painéis, fantoches feitos de sucata, desenhos, etc…
24/11 – Às 9h e 14h30, haverá uma Apresentação de 02 danças com temas relacionados. Estas danças já foram apresentadas na festa da família no mês de Setembro/2010, cujo tema também foi o mesmo “Diversidade”.
– Contação de Histórias pelas professoras com fantoches e livros (“Menina Bonita do Laço de Fita”, “As Tranças de Bintou”, etc…).

Fonte: Prefeitura de São Carlos

 

 

-+=
Sair da versão mobile