Super Black: cultura pop americana e super-heróis negros

Escrito por Adilifu Nama
Super Black coloca o surgimento de super-heróis negros ao lado de ampla e abrangente tendências culturais na política americana e cultura pop, que revela como os super-heróis negros não são produtos pop descartáveis, mas sim um fenômeno fascinante racial através do qual expressões futuristas e visões fantásticas de identidade racial negra e significado político simbólico são apresentados. Adilifu Nama vê o valor e encontra novos caminhos para explorar identidade racial em super-heróis negros que muitas vezes são desprezadas como companheiros, imitadores de estabelecidos os heróis brancos, ou são acusados de não ter nenhum papel fora de contextos de filmes blaxploitation.

Nama examina seminais negros super-heróis de histórias em quadrinhos, como Pantera Negra, Lightning Black, Storm, Luke Cage, Blade, o Falcon, Núbia, e outros, alguns dos quais também aparecem nas telas grandes e pequenas, bem como a forma de super-heróis do imaginário negro chegou à vida na imagem do presidente Barack Obama. Super Black explora como super-heróis negros são uma poderosa fonte de significado racial, a narrativa, e da imaginação na sociedade americana que expressam uma infinidade de suposições raciais, perspectivas políticas, e fantástico (re) imaginações de identidade negra. O livro também demonstra como estes números representam abertamente ou implicitamente significar o discurso social e sabedoria aceita sobre noções de reciprocidade racial, igualdade, perdão, e, finalmente, a justiça, a racial.

Adilifu Nama é Professor Associado e Presidente do Departamento de Estudos Africano-americano na Loyola Marymount University. Ele é o autor do Espaço premiado Negro: Raça Imaginando em filme de ficção científica, o exame comprimento primeiro livro sobre o tema.

Fonte: kiss my black ads

-+=
Sair da versão mobile