Suprema corte americana aprova o casamento gay em todo o país

A Suprema Corte americana aprovou por cinco votos a quatro o casamento gay em todo o país nesta sexta-feira (26). Ao todo, 37 estados americanos já reconheciam a união civil entre pessoas do mesmo sexo, enquanto os outros 13 estados ainda o proibiam.

Por  Luciana Sarmento, do Brasil Post 

A decisão é uma vitória para todos aqueles que lutavam há anos pela igualdade de direitos. Os juízes determinaram que a partir de agora todos os Estados devem emitir licenças de casamento para casais do mesmo sexo e reconhecer uniões do mesmo sexo que foram legalmente realizados em outros estados.

Primeiro presidente americano em exercício a apoiar a igualdade de casamento,Barack Obama comemorou a decisão por meio de sua conta no Twitter ao afirmar que este foi um grande passo dos Estado Unidos rumo a igualdade. “Casais de gays e lésbicas agora têm o direito de casar, como todo mundo”, disse.

obama-casamento-gay

Obama fez um discurso na Casa Branca em que afirmou que “as pessoas devem ser tratadas de maneira igual independentemente de quem eles amam ou o quem elas são”. O presidente ressaltou ainda que a decisão da Suprema Corte é uma “consequência de atos de coragem de milhares de pessoas ao longo de décadas”.

O perfil da Casa Branca no Facebook também fez uma homenagem, alterando a foto de seu perfil para as cores do arco-íris:

gay-american

Hillary Clinton, que está na corrida para as eleições presidenciais de 2016, também usou a rede social para manifestar seu apoio à decisão:

gay-americano2

 

+ sobre o tema

Estamos prontas: os movimentos de mulheres negras passam da resistência ao poder!

Os movimentos de mulheres negras passam da resistência ao...

Christine Lagarde é escolhida como a nova diretora-gerente do FMI

Francesa cumprirá mandato de cinco anos começando em 5...

Mãe Beata de Yemonjá – guia, cidadã, guerreira

(...) Este livro é um longo depoimento dessa mulher...

Matando Dragões

Ao ritmo em que cresce a intolerância de todo...

para lembrar

Confissões de uma mulher em crise

Acredito que muitas pessoas passem por crises existenciais em...

Acesso ao pré-natal é pior para meninas negras e indígenas, diz pesquisadora da UFBA

O racismo na sociedade brasileira começa a afetar pessoas...

Memória Lélia Gonzalez: tributo que reativa o combate ao racismo e ao sexismo

“Um dia como esse tira qualquer mágoa do coração” Jê...
spot_imgspot_img

Pena para feminicídio vai aumentar para até 40 anos

O Congresso aprovou um projeto de lei que aumenta para 40 anos a pena máxima para o crime de feminicídio, que estará definido em um...

Saúde lança programa para reduzir mortalidade materna de mulheres pretas em 50% até 2027

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (12) uma nova versão do projeto Rede Cegonha, criado em 2011 e descontinuado em 2022, voltado para o cuidado...

Unifesp aprova cotas para pessoas trans e travestis

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) aprovou cotas para pessoas trans e travestis na graduação e pós-graduação.De acordo com a resolução votada pelo conselho da instituição...
-+=