O BBB 16 estreia esta semana na Rede Globo reforçando em sua cenografia estereótipos considerados racistas.
Por Amauri Terto Do Brasil Post,
Na manhã desta quarta-feira (19), os apresentadores André Marques e Cissa Guimarães apresentaram no programa Mais Você detalhes da cozinha da atração, que neste ano apresenta uma mistura “do rústico com o moderno”.
Um detalhe da decoração foi notado pelos espectadores e vem sendo discutido nas redes sociais. Trata-se de um ‘boneco-esponja’ com cabelo black power disposto na pia do local.
“Tá fácil não. Complicado ver e conviver com esses símbolos violentos sendo reforçados pela TV Brasileira. Puxado, viu? Complicado. Cabelo de#bombril tá bom pra vc?”, escreveu a estudante baiana Midiã Santana ao compartilhar no Facebook imagens do utensílio de limpeza – disponíveis no site GShow.
O utensílio é polêmico desde o seu lançamento, em 2012. Criado pela empresa britânica Paladone, o ‘boneco-esponja’ está disponível no mercado em duas versões: uma representando ‘Diva’ e outra um dançarino de disco dos anos 70 (a versão presente na cozinha do BBB).
Assim que começaram a ser comercializados, os bonecos levantaram um debate no Reino Unido sobre racismo e o tratamento pejorativo dado historicamente ao cabelo crespo.
À época, o ativista da causa negra Weyman Bennett , da entidade Unite Against Fascism, fez a seguinte declaração: “Qual será o próximo passo? Escovas para limpar vasos sanitários? Não é apropriado em pleno século XXI termos imagens como essas. Isso reforça estereótipos negativos”.
A empresa se defendeu informando ter lançado também bonecos-esponjas de um punk e de uma mulher dos anos 60.
Parece que Rede Globo não acompanhou ou não deu a mínima atenção para essa discussão antes de decorar a casa mais espiada do Brasil.