16ª Festa do Divino Espírito Santo no Cachuera

De 9 a 26 de maio de 2015 acontece a 16ª Festa do Divino Espírito Santo no Espaço Cachuera!. Realizada anualmente pelas Caixeiras da Família Menezes Dindinha, Zezé, Graça e Bartira, em parceria com a Associação Cultural Cachuera!, esta festa popular protagonizada por mulheres e crianças hoje consta no calendário oficial de festas da cidade.

Do Cachuera 

Com entrada franca e aberta ao público em geral, ela promove um intercâmbio cultural e religioso entre as cidades de São Paulo e São Luís do Maranhão, recriando em terras paulistanas a tradição que as Caixeiras do Divino cumprem em sua cidade natal. Demonstra, também, a força feminina na guarda e permanente transmissão oral do conhecimento vinculado à celebração do Divino Espírito Santo.

Durante os dias de festejo acontecem diversos eventos: rituais acompanhados pelos toques e os cânticos das Caixeiras do Divino, refeições coletivas, apresentações de grupos convidados, Tambor de Crioula, oficina de caixas para mulheres, entre outros.

Sendo uma festa popular, ela é realizada com o apoio coletivo. Um grupo de colaboradores está sempre presente nos diversos momentos da Festa do Divino; há também as pessoas que contribuem com alimentos e dinheiro, a fim de auxiliar no custeio dos festejos.

Você é noss@ convidad@ para participar da 15ª Festa do Divino no Espaço Cachuera!. Se você também quiser e puder contribuir de alguma forma para realização dos festejos, sua ajuda será muito bem-vinda!

16ª Festa do Divino Espírito Santo
Quando: 9 a 26 de maio de 2015
Onde: Espaço Cachuera! . Rua Monte Alegre, 1.094 – Perdizes . São Paulo
Entrada franca (exceto oficina de caixas)

+ sobre o tema

Angela Davis: A inimiga pública número 1 dos EUA

Na última segunda-feira (26), a ativista e professora Angela...

Rihanna e Chris Brown trocam beijos em boate de Nova Iorque

Rihanna e Chris Brown podem estar prestes a reatar...

para lembrar

Cultura e preconceito

A história dos negros na cidade de São Paulo...

‘Vou sempre apoiar e incentivar diretores negros’,diz Spike Lee

Spike Lee venceu o Grande Prêmio do Júri do...

Maria Borges é a primeira negra na capa da ‘Elle USA’ em 20 anos

Maria Borges é a primeira negra na capa da...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=