1ª formatura do programa programa de inclusão social Transcidadania

Em clima de festa, 38 mulheres e homens trans da cidade de São Paulo receberam nesta semana diplomas de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

por  Amauri Terto

 
O grupo faz parte da primeira turma de formandos do Transcidadania, programa de inclusão social da Prefeitura de São Paulo que há um ano oferece bolsas para que travestis e transexuais voltem a estudar.

o-TRANSCIDADANIA2-570
“Em um momento em que ameaçavam propagar o preconceito e a intolerância, nós dissemos que não vamos permitir isso em São Paulo. Com esse programa, anunciamos a todas as pessoas que ninguém ficará para trás. O Transcidadania educa toda a sociedade para a diversidade”, disse o prefeito Fernando Haddad.

o-TRANSCIDADANIA3-570
Dos 100 participantes que iniciaram o programa, 33 concluíram o Ensino Fundamental. Cinco concluíram o Ensino Médio. Durante o período de formação, eles receberam bolsas de R$ 820 que permitiram dedicação maior aos estudos e a saída de situação de vulnerabilidade.

 
Como toda boa formatura que se preze, durante o evento na Praça das Artes, os participantes receberam o certificado de conclusão de curso, discursaram, dançaram valsa e comemoram a conquista junto com familiares a amigos. Como você vê nas fotos, vestidos longos e deslumbrantes também marcaram presença no evento.

 
De acordo com anúncio de Haddad durante o evento, neste ano o número de vagas oferecidas aumentará de 100 para 200. E o valor da bolsa será reajustado para pelo menos R$910.

o-TRANSCIDADANIA-5702
Parabéns a tod@s @s formand@s e sucesso na nova etapa! ;)

+ sobre o tema

Sou uma mulher negra e a minha invisibilidade é real

Quando falamos de invisibilidade abre-se um leque de conceitos...

Brasil registra 10,6 mil feminicídios em oito anos

De 2015 até 2023, foram vítimas de feminicídio no...

para lembrar

Para evitar o retrocesso

Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que 35%...

Viola Davis é homenageada com prêmio feminista no ‘Critics’ Choice Awards’

Na madrugada de domingo (11) para segunda (12) foi...

O espelho descobrindo o meu cabelo crespo – por Carla Ferreira

Há exatamente um ano e seis meses atrás tomei...

Estupro dentro de casa

Comentando o “Se eu fosse você'' Por: Regina Navarro Lins, do...
spot_imgspot_img

Documentário sobre Lélia Gonzales reverencia legado da ativista

Uma das vozes mais importantes do movimento negro e feminista no país, Lélia Gonzales é tema do Projeto Memória Lélia Gonzalez: Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas,...

Aborto legal: ‘80% dos estupros são contra meninas que muitas vezes nem sabem o que é gravidez’, diz obstetra

Em 2020, o ginecologista Olímpio Moraes, diretor médico da Universidade de Pernambuco, chegou ao hospital sob gritos de “assassino” porque ia interromper a gestação...

Lançamento do livro “A importância de uma lei integral de proteção às mulheres em situação de violência de gênero”

O caminho para a criação de uma lei geral que reconheça e responda a todas as formas de violência de gênero contra as mulheres...
-+=