40 anos do teatro popular Solano Trindade

Cultura negra, cultura popular, cultura urbana, maracatus, sambas, jongos, bumba meu boi, cafezal paulista, cultura afro-brasileira e um objetivo estabelecido por seu patrono Solano Trindade que dizia: pesquisar na fonte de origem e devolver ao povo em forma de arte. A frase se tornou o slogan do Teatro Popular Solano Trindade que pesquisa a cultura negra, popular e a cultura urbana.

Por Marcelo Tomé, do  Afreaka

O Teatro Popular Solano Trindade é uma família que desde os tempos de Solano Trindade vem contribuindo e lutando em conjunto com o movimento negro para a autoestima do povo afro-brasileiro. A história do grupo começa em 1936, quando Solano fundou o Centro Cultural Afro-brasileiro e a Frente Negra Pernambucana, uma extensão da Frente Negra Brasileira. E em seguida, em 1945, junto com Abdias Nascimento, criou o Comitê Democrático Afro-Brasileiro.

O interesse de Solano pela cultura popular ia além da teoria: não se cansou de fundar grupos teatrais, buscando valorizar o afrodescendente e contribuindo para a autoestima do povo negro. Preocupava-se com o que chamava de folclore, com as danças populares, reforçando sempre a importância de pesquisar a cultura nas fontes de origem..

Em um momento que a Europa estava voltando “os olhos” para o Brasil, pesquisando o que o país estava criando como identidade cultural, Solano Trindade, sua esposa Maria Margarida da Trindade e o seu amigo Édison Carneiro, criaram um grupo formado por operários, estudantes, gente do povo; e assim acabou sendo convidado a ir à Europa, e mostrar seu trabalho em vários países, divulgando mundo afora danças típicas, músicas e ritmos de origem africanas, trazidas para o Brasil por negros em situação de escravos no período do século XVI ao XIX.

O grupo, chamado de Teatro Popular Brasileiro, deu origem ao Teatro Popular Solano Trindade, que em 2015 completa 40 anos. Fundado na cidade de Embu das Artes, ainda na década de 70, período que o movimento negro no Brasil ganhou mais repercussão, a iniciativa destaca-se como o principal grupo de teatro negro do País.

teatroSTviradacultural

O Teatro Popular Solano Trindade, que já realizou apresentações em diversas parte do país e atende em sua sede pesquisadores, estudantes e o público em geral interessados na cultura afro-brasileira, tem o objetivo de preservar e promover a cultura negra e popular e acredita que a cultura é a raiz do conhecimento e da transformação, intrínseca em todos os grupos étnicos desde o surgimento do Homem.

Como reconhecimento do valoroso trabalho, Raquel Trindade, uma de suas fundadoras foi convidada pela Unicamp a ministrar aulas de Teatro Negro no Brasil e Sincretismo Religioso de 1987 a 1992, mesmo não possuindo formação acadêmica, ministrando também aulas na Universidade Federal de São Carlos, Anhembi Morumbi, USP e atualmente no curso de extensão Identidade Cultural Afro-brasileira (ICAB) na Unifesp.

O núcleo Teatro Popular Solano Trindade contribuiu para a formação da identidade afro-brasileira, desde a época de sua fundação até os dias de hoje. Agora aos 40 anos, o Teatro Popular Solano Trindade continua sendo referência em cultura negra, e não se fala no país em cultura popular sem referenciar Solano Trindade, Raquel Trindade, sua família e os 40 integrantes que hoje embelezam e enriquecem o grupo.

Confira o vídeo “O Cegado de Solano Trindade”:

Saiba mais:

Teatro Popular Solano Trindade

Terça à Domingo

Avenida São Paulo, 176 – Jardim Silva – Embu das Artes/SP

Próximo ao centro histórico

11 4781-3865/99833-4255

 

Leia Também: 

O poeta Solano Trindade

Personalidade Negras – Solano Trindade

+ sobre o tema

As Faces do Empreendedorismo Negro

Analistas e empresários de diferentes áreas dão a sua...

Decisão que suspende cotas no RJ só entrará em vigor em 2010

Fonte: G1 Decisão foi do Órgão Especial do Tribunal de...

para lembrar

São Paulo: Especial Solano Trindade, o Poeta do Povo -Sesc Ipiranga

Dias 06/11 e 20/11 - Sexta-Feira Como parte das...

O poeta Solano Trindade

Lincharam um homem entre os arranha-céus (li num jornal)...

Um Solo Para Solano – Espetáculo faz um mergulho na obra do poeta Solano Trindade

2016 já é um ano especial. Comemoro 15 anos...
spot_imgspot_img

‘Tem Gente com Fome’: há 78 anos, Solano Trindade ia preso por poema

Em 1944, o poeta recifense Solano Trindade publicava "Poemas d'uma vida simples", seu segundo livro, impregnado pela crítica social característica de sua obra. A...

Espetáculo Negra Palavra – Solano Trindade estreia no Teatro Wedo!

A vida e obra de Solano Trindade, poeta pernambucano reconhecido por uma trajetória de luta contra a opressão de negros e pobres, ganha os...

“Solano, vento forte africano” realiza temporada virtual gratuita

Dois anos após estrear no teatro, volta à cena durante os dias 1º, 02, 08, 09 e 13 de maio às 20h a peça “SOLANO, VENTO FORTE AFRICANO” através do YouTube da Casa Poema – https//bit.ly/3uCkvpi . Com texto...
-+=