6 municípios de SP são contemplados com o curso ‘Formação de Gestoras e Gestores em Equidade de Raça e Gênero na Educação Básica’

14/04/26
Redação
A edição 2026 contempla lideranças de Araçoiaba da Serra, Campinas, Santa Bárbara d’Oeste, Sorocaba, Valinhos e Vinhedo

Liderado pela área de Educação e Pesquisa de Geledés – Instituto da Mulher Negra, o curso tem compromisso com a formação de gestores escolares e educacionais nos temas de educação para as relações étnico-raciais e a elaboração de políticas e propostas pedagógicas voltadas para a equidade racial e de gênero.

“Compreendemos que a formação de gestores é um caminho para alavancarmos a atuação de tomadores de decisão para a construção de políticas públicas de enfrentamento às desigualdades”, afirma Suelaine Carneiro, diretora executiva da área. 

Para a realização destes desafios, contamos com a participação de gestores integrantes da gestão educacional e escolar de seis municípios do interior do estado de São Paulo: Araçoiaba da Serra, Campinas, Santa Bárbara d’Oeste, Sorocaba, Valinhos e Vinhedo. Todos aceitaram o convite de se comprometerem com a institucionalização dos temas.

Estruturada em 4 eixos – contexto sócio-histórico, indicadores e diagnóstico interseccional, intersetorialidade e plano de ação e redes, a formação concentra-se em subsidiar a elaboração de um plano de ação para a equidade de raça e gênero na educação, baseado em ações interseccionais e na intersetorialidade. 

Fotos: Tatiana Pereira

Fortalecendo o antirracismo na Educação Infantil 

A chegada da formação em mais municípios de São Paulo não foi por acaso. Em 2025, Geledés, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da Cidade de Campinas,  ministrou o curso ‘Formação de Gestores de Educação para a promoção da Equidade Racial e de Gênero’, focado na elaboração de diagnósticos sobre as desigualdades e na construção de plano de ação que alcance a equidade racial e de gênero na educação da região. Em 2026, essa parceria permanece e avança para mais uma etapa, agora também   voltada para a educação infantil.

Será a primeira edição que contempla esta etapa de ensino e busca a efetivação de políticas que, ao enfrentarem o racismo desde a primeira infância, promoverá a valorização do pertencimento racial de crianças negras, além de suas culturas e territórios, contemplando assim a pluralidade das infâncias e dos seus modos de ser e viver, favorecendo o desenvolvimento integral de todas as crianças.

O curso contempla os 4 módulos destacados acima, adaptados às especificidades da educação infantil e às Diretrizes e Guia para Elaboração de Planos Municipais pela Primeira Infância na Perspectiva Antirracista, um livro elaborado por Geledés e voltado à gestão municipal para a elaboração e execução de políticas públicas que promovam a equidade racial e a justiça social desde os primeiros anos de vida.

Fotos: Tatiana Pereira

Compartilhar